quinta-feira, 8 de março de 2012

Estudantes da Educação Profissional celebram o Dia Internacional da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (dia 08), estudantes dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional realizam uma série de atividades com o objetivo de lembrar o sentido histórico da data e homenagear as estudantes, professoras e gestoras. Aproveitam também para evidenciar temais sociais e profissionais de interesse das mulheres. 


No Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga, em Itororó, estudantes do curso Técnico em Enfermagem realizam palestra sobre câncer de colo do útero e de mama. Já os estudantes do curso Técnico em Nutrição e Dietética irão falar sobre “Alimentos adequados para prevenção do Câncer”.

As atividades serão hoje (dia 08), das 8h às 11h30, no Posto de Saúde da Família Ruy Costa, no bairro de Colômbia. Nesta atividade, aberta ao público, os estudantes aprendem os conteúdos e práticas da futura profissão por meio de situações reais, refletindo a concepção da Educação Profissional da Bahia, que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Na sexta-feira (dia 09), no próprio CETEP, as atividades continuam, quando especialistas na área de saúde irão ministrar palestras sobre os riscos da gravidez na adolescência.

Também nesta quinta-feira, das 8h às 17h, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina, em Wagner, irão participar da Semana da Mulher promovida pelo município de Iaçú. Em diferentes estandes, cada curso será responsável por uma atividade específica da sua formação. rientações sobre cuidados que se deve ter para prevenir a hipertensão e o diabetes, aferição da pressão arterial e teste de glicemia serão realizados pelos estudantes do curso de Técnico em Enfermagem. Os estudantes do curso Técnico em Edificações irão falar sobre o a importância da mulher no mundo do trabalho e o crescente número de profissionais no setor da construção civil por meio da palestra “Mulher na Construção Civil”.

Já estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente irão ministrar uma oficina sobre a fabricação de repelentes naturais no combate a insetos. Os estudantes de Agropecuária apresentarão os benefícios da agroecologia e o uso da técnica hidropônica como alternativa para o cultivo de plantas em matérias recicláveis como garrafa pets.

Parceria com a DIREC - No Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus, também hoje (dia 08), das 8h às 17h, na Diretoria Regional de Educação (Direc 04), os estudantes do curso técnico em Enfermagem darão início ao Programa Hipertensão Arterial Sistêmica, realizando o cadastramento de interessados que queiram fazer o monitoramento da pressão arterial.

Para Ana Paula Guimarães, estudante do curso técnico em Enfermagem, do CETEP de Itapetinga, “o mais importante de tudo na atividade é que estaremos colocando em prática o que aprendemos com nossos professores, mas neste dia, especialmente, estamos reforçando os cuidados que se deve ter com a saúde da mulher para que possam ter mais e mais qualidade de vida para continuar mudando a nossa história”, disse.

História- Em 8 de março do ano de 1857, mais de uma centena de trabalhadoras de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas buscavam, em suas reivindicações, igualdade de direitos e de valores entre homens e mulheres, melhores condições de trabalho que naquela época eram sub-humanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada de trabalho muito extensa.

A resposta dos patrões e da polícia foi violenta. As operárias foram trancadas na fábrica que foi incendiada, causando a morte de todas elas. Somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, que o dia da mulher se tornou oficial. Todos os anos esta data é lembrada no mundo todo como símbolo de resistência e luta das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário