sexta-feira, 2 de março de 2012

Alagoas busca referência na Bahia para implantar Educação Profissional no Estado

A Secretaria da Educação e do Esporte do Estado de Alagoas está buscando na Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, elementos que subsidiem o desenvolvimento da Educação Profissional no Estado. Segundo a superintendente de Políticas Educacionais de Alagoas, Maria Valéria Barros de Lima, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia tornou-se referência não só para o Nordeste como para o Brasil.

Em visita técnica à Superintendência da Educação Profissional, acompanhada pela gerente de currículo da Educação Profissional de Alagoas, Neila Coutinho, a superintendente obteve informações sobre modelo de gestão, financiamentos, proposta pedagógica, o controle social na Educação Profissional, dentre outras.

A superintendente Maria Valéria Barros Lima disse que ficou impressionada com a estruturação e consolidação da Rede Estadual de Educação Profissional que saltou de 4.016 vagas no início de 2007 para mais de 50 mil vagas em 2011 e implantou 54 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional neste período.“A Bahia, no Nordeste, é o estado que mais cresceu, evoluiu em Educação Profissional. Nós estamos implantando a Educação Profissional em Alagoas e buscamos nos estados experiências que garantam o nosso sucesso. Por isso, buscamos quem já tem know how como a Bahia”, afirmou.

Para a superintendente, uma das questões que mais se destacam na oferta de cursos técnicos pelo Estado da Bahia, é o alinhamento com as características socioeconômicas e ambientais dos Territórios de Identidade e cadeias socioprodutivas locais. “Conhecemos a experiência do Paraná, inclusive do ponto de vista regional, mas aqui na Bahia, a realidade é muito mais próxima da nossa. Fico muito feliz com o que um Estado nosso, do Nordeste, conseguiu atingir. Isso é um estímulo para a gente. Saiu feliz e com as expectativas positivas, renovadas e reforçadas pela possibilidade de executar uma política pública como esta. O governador do Estado, o secretário e o superintendente estão de parabéns pelo projeto político e pela vontade em executá-lo em benefício da sociedade”.

Escute o áudio sobre esta reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário