sexta-feira, 9 de março de 2012

Ex-atletas baianos serão preparados para atuar na Copa do Mundo de 2014

Ex-atletas que marcaram época no esporte baiano voltarão às salas de aula. Em um projeto pioneiro no Brasil, eles serão preparados para atuar nos maiores eventos esportivos do país nos próximos anos: A Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas do Rio 2016. Mais do que isto, os ex-atletas serão formados numa nova profissão e ainda terão elevado seu nível de escolaridade com a conclusão da Educação Básica. A aula inaugural do curso Técnico em Lazer será hoje (dia 09), às 18h, no Fiesta, Itaigara. 


O curso será realizado no Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP-BA), em Águas de Meninos, e terá duração de um ano e meio, organizado em três módulos na forma de articulação Proeja Médio (Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio para Jovens e Adultos). O curso obedece a normas estabelecidas pelo MEC cumprindo a carga horária para a Formação Técnica de Nível Médio e a última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio.

O ex-atleta concluirá o ensino médio e receberá também um diploma de Técnico em Lazer, pois será qualificado na perspectiva de atender às demandas do receptivo dos eventos esportivos em foco e também às atividades específicas da futura profissão. Esse é um dos 72 cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Secretaria da Educação da Bahia, uma política pública de Estado que visa preparar jovens e adultos trabalhadores para que se beneficiem do desenvolvimento socieconômico e ambiental da Bahia.

INCLUSÃO - A Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio para Jovens e Adultos Trabalhadores, Proeja Médio com mais este curso agora dirigido aos ex-atletas, reforça ainda a inclusão social de jovens e adultos trabalhadores, um dos compromissos firmados pelo Governo do Estado com a população e a educação baiana.

Neste recomeço, os ex-atletas terão aulas de disciplinas da Base Nacional Comum, das diferentes áreas de conhecimento, como português, matemática, física, biologia, língua estrangeira, assim como, disciplinas de Formação Técnica Específica, mediadas pela Formação Técnica Geral, conhecimentos fundamentais para a compreensão e atuação no mundo do trabalho.
Copa das Confederações - Como parte do processo, os ex-atletas passarão por uma formação em Receptivo a ser ministrada pela UNEB. Esta formação envolverá aulas de idiomas como o inglês e o espanhol. Já no ano que vem, os futuros Técnicos em Lazer poderão cumprir as horas de estágio atuando no receptivo da Copa das Confederações.

José Eduardo de Castro, ou simplesmente Zé Eduardo como é conhecido, será um dos beneficiados. Ele jogou de 1967 a 1984 pelo Bahia, Vitória, Flamengo e outros grandes clubes. Parou de estudar há 45 anos quando iniciou a carreira. “Naquela época era muito difícil de conciliar. Parei de estudar e o futebol me levou”, comenta. Hoje aos 63 anos, Zé Eduardo tem grande expectativa em voltar a estudar. “Eu gosto muito de ler, me mantenho informado, sei o valor da educação, do estudo. Será ótimo fazer este curso”.

O sonho de Zé Eduardo é poder estar apto a trabalhar na Copa do Mundo. “Para mim trabalhar na Copa seria um acontecimento extraordinário porque terei a honra de dizer que fiz parte do futebol, inclusive, trabalhando em uma copa do mundo”. Viúvo e com dois filhos morando nos Estados Unidos, o ex-atleta conta também que será maravilhoso melhorar o inglês. “Eu arranho no inglês, mais vai ser ótimo poder aperfeiçoar e dizer para meus filhos: everything ok!”, sorri.

O curso será ministrado pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com a
Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, em atendimento à reivindicação do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Bahia (Sindap-BA) e da Associação de Garantia ao Atleta Profissional (Agap-BA). Osni Lopes, presidente do Sindap-BA, diz que este curso é uma conquista para a categoria. “Esta é a maior oportunidade que o governo está dando. Muitos ex-atletas farão o curso técnico aprovado pelo MEC e vão poder exercer outra profissão; é uma nova chance de vida porque alguns são aposentados e outros não têm nem aposentadoria”, afirmou.

Hugo Aparecido, superintendente Agap-BA concorda. “Este curso é espetacular porque é uma nova oportunidade que a Secretaria da Educação em convênio com a Secopa está nos dando. É um curso que vai ter continuidade, uma motivação para voltar à sala de aula e se inserir no mercado de trabalho”, avalia.



Confira o áudio desta reportagem .

Nenhum comentário:

Postar um comentário