quarta-feira, 11 de maio de 2016

Estudantes da Educação Profissional ampliam produção de hortaliças em Morro do Chapéu

Fotos: Acervo Pessoal
A Horta do Fa­binho, que fica do bairro Pa­xola, no mu­ni­cípio de Morro do Chapéu, a 384 km de Sal­vador, não é mais a mesma desde que passou a ter in­ter­ven­ções dos es­tu­dantes dos cursos téc­nicos em Agro­e­co­logia e Agro­pe­cuária do Centro Es­ta­dual de Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal Ju­bi­lino Cu­ne­gundes (CEEP). A partir dos co­nhe­ci­mentos ad­qui­ridos em sala de aula sobre pro­dução or­gâ­nica, os es­tu­dantes con­ci­li­aram te­oria e prá­tica e con­se­guiram am­pliar a pro­dução da horta, onde são cul­ti­vados co­entro, al­face, rú­cula, ce­bo­linha, bró­colis, es­pi­nafre, hor­telã e couve.


Fotos: Acervo Pessoal
Na horta, os es­tu­dantes ficam res­pon­sá­veis pelo plantio, pela ma­nu­tenção e pela co­lheita. Eles uti­lizam téc­nicas de adu­bação or­gâ­nica, como com­pos­tagem, bi­o­fer­ti­li­zantes e usam de­fen­sivos na­tu­rais. “Estes de­fen­sivos são pro­du­zidos de forma a me­lhorar a au­to­nomia do agri­cultor, pois di­mi­nuem a de­pen­dência do agri­cultor em re­lação aos adubos ex­ternos. Afinal, as pes­soas estão em busca de ali­mentos be­né­ficos para a saúde”, in­forma a pro­fes­sora de Agri­cul­tura Geral, Ja­naína Du­arte.

Ao todo, 27 es­tu­dantes es­ta­giam na horta e des­tacam a im­por­tância desta ex­pe­ri­ência. “A pro­dução or­gâ­nica além de ser boa para a saúde, não de­grada o solo”, des­taca a es­tu­dante do 4º ano do curso téc­nico em Agro­e­co­logia, Da­niela Brito, 18 anos. Para Thaíla Trin­dade, 18, do 4º ano do curso téc­nico Agro­e­co­logia, “o mais im­por­tante é a con­ser­vação do meio am­bi­ente. É gra­ti­fi­cante para nós sa­bermos que as pes­soas estão tendo qua­li­dade de vida”, afirma.

A ex­pe­ri­ência na horta do bairro Pa­xola serve de base para a im­plan­tação de outra horta dentro do CEEP. “A horta do CEEP ainda é pe­quena, por isso não tem como abarcar todos os es­tu­dantes no pe­ríodo de es­tágio. Nossa in­tenção é que estes es­tu­dantes ad­quiram o co­nhe­ci­mento prá­tico sobre pro­dução or­gâ­nica para que pos­samos in­vestir e am­pliar a horta da uni­dade”, in­forma a vice-di­re­tora do mundo do tra­balho do CEEP, Maria Ce­les­tina da Rocha.

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