terça-feira, 3 de maio de 2016

Estado forma mais de 10 mil técnicos na capital e interior

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O Governo do Estado está formando 10.459 técnicos de nível médio em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, que concluíram os cursos em 2015. Destes, 1.280 são do Território de Identidade Metropolitano de Salvador, que serão diplomados, nesta quarta-feira (04), em solenidade na Arena Fonte Nova. A diplomação, às 19h, vai reunir estudantes de 36 unidades de ensino que ofertam Educação Profissional na capital e na Região Metropolitana, além, dos familiares. A solenidade terá a participação do cantor Tatau, que cantará o Hino ao Dois de Julho, na abertura da cerimônia.

 O formando do curso técnico de Análises Clínicas, do Ceep Anísio Teixeira, no bairro da Caixa d’Água, Tadeu Cristiano de Lima, 39, diz que a formatura é um momento muito aguardado por ele. “Estou muito feliz por me formar, principalmente porque estou realizando o sonho da minha mãe, que sempre quis ver um filho jogando o chapéu para cima numa formatura. Fico feliz por proporcionar esse momento com ela em vida”, destaca Tadeu, acrescentando que toda sua família participará da cerimônia de formatura.


A expectativa é que mais de 4 mil pessoas participem da cerimônia. “Esta é a sétima edição da formatura na capital, mais do que um momento de alegria para todos nós é o coroamento de uma realização muito importante na vida dessas pessoas. A partir daí o nosso egresso se apresenta ao mundo do trabalho com uma formação técnica profissional. Isto é um grande diferencial que abre possibilidades reais de inserção e, consequentemente, contribui para o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”, afirma a diretora da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional do Estado da Bahia, Cristina Kavalkievicz.

Oportunidade – Com a formação, jovens e trabalhadores estarão aptos para atender e se beneficiarem das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia, podendo, desta forma, permanecer nos seus locais de origem. Um exemplo é a formanda Lúcia Maria de Morais, 56 anos, que se interessou pelos estudos após atuar como voluntária, durante dois anos, no Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Navarro de Brito, que fica no bairro da Lapinha, para acompanhar os estudos da filha, Jonaraci Santos de Morais e hoje trabalha na mesma unidade Escolar que estudou.

“Eu já tinha o curso técnico de Secretariado, mas quando comecei a fazer o trabalho voluntário, tomei gosto pelo trabalho e vi a oportunidade de agregar conhecimento com o curso técnico de Secretaria Escolar, no Ceep Luiz Navarro de Brito. Hoje, sou contratada de uma empresa que presta serviços para o Centro onde comecei como voluntária e onde eu minha filha estudamos. Modéstia à parte, estou me saindo muito bem”, revela Lúcia Maria.

Vanessa Sousa, 23, formanda do curso técnico em Edificações, do Ceep em Gestão Severino Vieira, no bairro de Nazaré, diz que o curso proporcionou o crescimento profissional que sempre sonhou. “Estou muito satisfeita com a formação do curso em Edificações. Trabalho no que eu gosto e ganhando bem por isso”, disse a formanda que trabalha no setor de manutenção da Fundação Nacional de Saúde, há quase dois anos.

Crescimento - A rede estadual de Educação Profissional da Bahia é a 2ª maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio e é parte do programa Educar para Transformar para uma formação e inserção cidadã dos jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

Mais de 55 mil estudantes da rede estadual da Educação já concluíram o curso técnico de nível médio em toda Bahia desde 2010. A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a segunda maior do país na oferta de cursos técnicos de nível médio entre as redes estaduais, atrás apenas do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário