quinta-feira, 14 de abril de 2016

Professores são premiados no 8º Concurso Ideias Inovadoras

Fotos: Amanda Oliveira (Secom/Bahia)
Três pro­jetos de­sen­vol­vidos por pro­fes­sores da rede es­ta­dual de en­sino em Sal­vador e Vi­tória da Con­quista foram pre­mi­ados na 8ª edição do Con­curso Ideias Ino­va­doras, pro­mo­vido pela Fun­dação de Am­paro à Pes­quisa do Es­tado da Bahia (Fa­pesb). Os pro­jetos foram apli­cados em sala de aula, abor­dando temas de di­fe­rentes áreas do co­nhe­ci­mento, con­tri­buindo para o pro­cesso de en­sino e de apren­di­zagem e também com a for­mação ci­dadã dos es­tu­dantes.


Fotos: Amanda Oliveira (Secom/Bahia)
A pro­fes­sora Ro­zana Oli­veira Gon­çalves co­lé­gios es­ta­duais An­frísia San­tiago e Nelson Man­dela, em Sal­vador, con­quistou o pri­meiro lugar da ca­te­goria Ino­va­ções Edu­ca­ci­o­nais, com o pro­jeto “Trei­na­mento de ha­bi­li­dades so­ciais como es­tra­tégia para re­dução da vi­o­lência es­colar em es­tu­dantes do En­sino Fun­da­mental da Rede Pú­blica de En­sino”. Ro­zana afirma que o pro­jeto foi pen­sado para tornar o am­bi­ente es­colar mais harmô­nico. “Este tra­balho busca, a partir do de­sen­vol­vi­mento de ha­bi­li­dades so­ciais (as­ser­tivo, pró-so­cial e moral), di­mi­nuir qual­quer tipo de vi­o­lência na es­cola e me­lhorar o de­sem­penho aca­dê­mico dos alunos”, ex­plica.

Fotos: Amanda Oliveira (Secom/Bahia)
Há oito anos de­sen­vol­vendo no Co­légio Es­ta­dual Odo­rico Ta­vares, lo­ca­li­zado no bairro Cor­redor da Vi­tória, em Sal­vador, o pro­jeto “Jogos afri­canos na es­cola: ex­pe­ri­ên­cias edu­ca­ci­o­nais para o en­sino de África”, a pro­fes­sora de His­tória, Eli­za­beth de Jesus, co­me­mora o re­co­nhe­ci­mento do seu tra­balho. “Não es­pe­rava ser pre­miada. É muito gra­ti­fi­cante, não só pelo re­co­nhe­ci­mento do tra­balho, mas porque eleva a au­to­es­tima dos es­tu­dantes que as­sumem sua iden­ti­dade de forma mais tran­quila”, de­clara a pro­fes­sora, cujo pro­jeto am­plia o co­nhe­ci­mento sobre a his­tória e cul­tura afri­cana para os alunos.

A pro­fes­sora Eli­za­beth de Jesus con­quistou o ter­ceiro lugar, ca­bendo o se­gundo lugar a Ro­berto An­drade Costa, pro­fessor do Centro Ter­ri­to­rial de Edu­cação Pro­fis­si­onal de Vi­tória da Con­quista com o pro­jeto “Apro­vei­ta­mento de energia eó­lica na agri­cul­tura”, ambos na ca­te­goria Ino­va­ções Edu­ca­ci­o­nais.

Con­curso Ideias Ino­va­doras – De­sen­vol­vido pela Fa­pesb, ins­ti­tuição vin­cu­lada à Se­cre­taria de Ci­ência, Tec­no­logia e Ino­vação do Es­tado (Secti), o con­curso pre­miou 21 pro­jetos, em oito ca­te­go­rias. A ava­li­ação dos pro­jetos é feita por uma banca de con­sul­tores ex­ternos, que es­co­lhem os três pri­meiros co­lo­cados de cada ca­te­goria

Nenhum comentário:

Postar um comentário