sexta-feira, 29 de abril de 2016

Estudantes da Educação Profissional participam da 18ª Expoagri de Irecê

Fotos: Arquivo Cetep
Hortas sub­ter­râ­neas, can­teiros econô­micos, do­ação de mudas, cam­panha sobre co­leta se­le­tiva, afe­rição de pressão ar­te­rial, mas­sagem te­ra­pêu­tica e em­pre­en­de­do­rismo são al­gumas das ações que os es­tu­dantes do Centro Ter­ri­to­rial de Edu­cação Pro­fis­si­onal (CETEP) de Irecê estão apre­sen­tando na 18ª Ex­po­sição Agro­pe­cuária da Re­gião de Irecê (Ex­po­agri), que pros­segue até do­mingo (dia 1º/5). No es­tande, os alunos apre­sentam ini­ci­a­tivas vol­tadas à Saúde, à Gestão e Ne­gó­cios, ao Meio Am­bi­ente, à Se­gu­rança do Tra­balho e a Re­cursos Hu­manos.

O aluno do curso de Agro­pe­cuária, Cleuvis dos Santos Tena, 18 anos, conta que os pro­jetos de in­ter­ven­ções so­ciais, vol­tados à sus­ten­ta­bi­li­dade, têm cha­mado a atenção da po­pu­lação. “Pra nós, es­tu­dantes, é muito im­por­tante obter este es­paço para mos­trarmos à po­pu­lação as téc­nicas que apren­demos no CETEP e ajudá-la a ter uma me­lhor qua­li­dade de vida. Por­tanto, a nossa par­ti­ci­pação tem um apelo so­cial e isto muito nos gra­ti­fica”.

Fotos: Arquivo Cetep
“A par­ti­ci­pação dos nossos es­tu­dantes na Ex­po­agri, que é o maior evento  agro­pe­cuário do nosso ter­ri­tório, é muito im­por­tante porque é uma opor­tu­ni­dade de eles apre­sen­tarem ao pú­blico vi­si­tante ações sus­ten­tá­veis, que eles de­sen­volvem no CETEP. Com isso, es­tamos con­tri­buindo para uma so­ci­e­dade mais sus­ten­tável quando, por exemplo, en­si­namos a fazer uma horta sub­ter­rânea, que é uma tec­no­logia so­cial adap­tada ao Se­miá­rido, já que temos ca­rência de água na re­gião”, des­taca o di­retor do CETEP de Irecê, Carlos Ney de Oli­veira.


Fotos: Arquivo Cetep

A pro­fes­sora Sor­mana Torres, res­pon­sável pelo eixo Saúde, ex­plica que os es­tu­dantes estão com vá­rias ações com cunho pre­ven­tivo. “Os alunos estão muito mo­ti­vados e o mais im­por­tante é que eles estão trei­nando a re­lação in­ter­pes­soal com o pú­blico através da pres­tação de ser­viços de saúde, como afe­rição da pressão ar­te­rial, ti­pagem san­guínea e gli­cemia ca­pilar”, afirma. Além disso, com­pleta, os alunos estão pro­vendo cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­zação, a exemplo do uso do sódio na ali­men­tação. Para isso, conta, eles de­sen­vol­veram um tem­pero na­tural à base de ervas, como man­je­ricão e ale­crim, evi­tando a uti­li­zação em ex­cesso do sal.    

Os es­tu­dantes par­ti­cipam, também, do Palco Cul­tural, com apre­sen­ta­ções de mú­sica e po­esia. “No CETEP, fi­zemos um Caça Ta­lentos, através do qual se­le­ci­o­namos os mai­ores ta­lentos que estão se apre­sen­tando da Ex­po­agri. Além disso, como o tema do evento é ‘Cul­tura Re­gi­onal’, trou­xemos, também, re­pen­tistas e sam­bistas da re­gião”, re­vela Cleuvis Tena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário