quarta-feira, 20 de abril de 2016

Estudantes mobilizam comunidade no combate ao Aedes aegypti

Fotos: Divulgação
Por meio de apre­sen­ta­ções te­a­trais e de dança, con­curso de pa­ró­dias, pas­se­atas, vi­si­ta­ções e pan­fle­ta­gens, cen­tenas de es­tu­dantes e pro­fes­sores de 76 es­colas es­ta­duais, do mu­ni­cípio de Feira de San­tana, le­varam in­for­ma­ções de pre­venção e com­bate do mos­quito Aedes aegypti, nesta quarta-feira (20/04). O mu­tirão, pro­mo­vido pelo Nú­cleo Re­gi­onal de Edu­cação de Feira de San­tana (NRE 19), ocupou as ruas da ci­dade, a Praça da Ci­dade Nova, Praça do Tomba e o es­ta­ci­o­na­mento da sede da Pre­fei­tura de Feira de San­tana.

Fotos: Divulgação
A ação contou com a par­ceria do Exér­cito, Se­cre­taria Mu­ni­cipal de Saúde de Feira de San­tana e Po­lícia Mi­litar, e também in­tegra 18 mu­ni­cí­pios que fazem parte do NRE 19. “As ações nesses mu­ni­cí­pios acon­te­ceram nas pró­prias es­colas. O mais im­por­tante é que as pes­soas não es­queçam de cuidar do seu es­paço para evitar a pro­li­fe­ração do mos­quito”, disse Ivam­berg Lima, gestor do NRE-19.

A es­tu­dante Eliene Pe­reira, 33 anos, es­tu­dante do 3º ano do curso téc­nico de nível médio de En­fer­magem, do CETEP do Portal do Sertão, en­sinou a fazer um re­pe­lente ca­seiro, num es­tande mon­tado na Praça do Tomba. “O re­pe­lente que es­tamos en­si­nando é feito com plantas. As pes­soas estão gos­tando, pois es­tamos vi­ven­ci­ando muitos casos das do­enças na nossa ci­dade”, disse.

Fotos: Divulgação
Di­versas formas de co­mu­ni­cação foram uti­li­zadas pelos es­tu­dantes para in­formar a co­mu­ni­dade. “Apre­sen­tamos um Flash mob, com 38 alunos, uti­li­zando uma pa­ródia que nós mesmos cri­amos, para sen­si­bi­lizar os ci­da­dãos sobre os riscos do mos­quito”, diz a es­tu­dante do 2º ano, In­diana Souza, 15 anos, do Ins­ti­tuto de Edu­cação Gastão Gui­ma­rães.

A es­tu­dante do 3º ano do curso téc­nico de Aná­lises Clí­nicas, Centro Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal em Saúde do Centro Baiano, Neusa Santo, 40, diz ter fi­cado sur­presa com a par­ti­ci­pação do pú­blico. “Fi­quei sur­presa com o in­te­resse das pes­soas, porque sempre há in­for­ma­ções sobre o com­bate do mos­quito. Elas estão pro­cu­rando in­for­ma­ções e querem aprender cada vez mais”.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário