quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Interior é beneficiado com novos Centros de Educação Profissional

Foto: Antigo Colégio Estadual João Campos, em
Riachão do Jacuípe,  hoje CETEP
Novos Centros de Educação Profissional estão sendo implantados no interior da Bahia, nos municípios de Morro do Chapéu, Riachão do Jacuípe e Xique-Xique.  Com estes, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia passa a ter 71 Centros de Educação Profissional, sendo 38 Estaduais e 33 Territoriais, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.
Conforme portaria 9356/2014 publicada hoje (dia 22/10), no Diário Oficial do Estado, o Colégio Estadual João Campos, em Riachão do Jacuípe, foi transformado em Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuipe II João Campos (CETEP); o Colégio Estadual Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu, passa a ser chamado Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais do Centro Baiano Jubilino Cunegundes (CEEP) e o Colégio Estadual Reinaldo Teixeira Braga, em Xique-Xique, foi transformado em CEEP em Recursos Naturais do Centro Baiano.

Assim como os demais, estes novos Centros de Educação Profissional tem o objetivo de promover a elevação da escolaridade e inserção cidadã no mundo do trabalho de jovens e trabalhadores/as, por meio de uma política pública de Estado para a Educação Profissional na Bahia, vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos territórios e cadeias produtivas locais.

Maria Gorete de Miranda Alves, diretora do CEEP em Recursos Naturais do Centro Baiano, em Xique-Xique, destaca os benefícios que o novo CEEP vai trazer ainda mais para os jovens e trabalhadores do Território.   “Com a transformação da unidade escolar em Centro, teremos condições de ofertar outros cursos, ampliar o número de vagas oportunizando à nossa comunidade qualificação necessária para atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento do nosso Território. Nossa população está em comemoração e nos sentimos no dever de agradecer ao Governo do Estado e a  Superintendência de Educação Profissional pelo empenho e dedicação na luta pela melhoria da educação pública da Bahia.”

Gilvan Ribeiro dos Santos, 34, estudante do curso técnico em Pesca, pai de Aiane, 18, também estudante do CEEP do curso técnico em Agropecuária, e representante do Colegiado de Pais na unidade escolar, comemora a vitória. “É uma alegria enorme ter o Centro instalado aqui, e ele é igual a coração de mãe, tem espaço para todos os filhos que moram no Território. Com ele, nosso povo terá mais oportunidade de se desenvolver profissionalmente e continuar morando aqui, junto da família”.

Maria do Rosário Mascarenhas de Almeida, diretora do CETEP da Bacia do Jacuipe II João Campos, em Riachão do Jacuípe, considera o Centro uma alavanca para potencializar ainda mais o desenvolvimento no Território. “Juntamente com o CETEP da Bacia do Jacuípe, que fica em Ipirá, estaremos abrindo portas para os nossos jovens e trabalhadores, com qualificação profissional adequada para que todos possam ter melhores perspectivas em suas vidas. É um benefício que fará muita diferença para o Território, nossa comunidade tem muito a ganhar”, comemora.

Janeide Aparecida Santana de Oliveira, 39, é estudante do curso técnico em Agropecuária, do CETEP da Bacia do Jacuipe II João Campos. Ela considera que a implantação do novo Centro, marca uma nova etapa na vida da comunidade, inclusive no futuro da sua família. “Tenho dois filhos. Um de seis anos e um bebê, de seis meses. Eles terão mais oportunidade de estudo do que eu tive. Sempre lidei com a Terra, sou trabalhadora rural, sabia a prática, mas nada de teoria, da história da minha profissão. Encontrei na escola novos conhecimentos: tenho uma outra visão sobre  a realidade da agricultura familiar no Estado, sobre as possibilidades que temos de atuação, sobre o que é a vida. É um  momento de mudança e de esperança de um futuro melhor.”

Milena Paula de Moura Bispo, diretora do CEEP em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais do Centro Baiano Jubilino Cunegundes, que fica em Morro do Chapéu, também comemora as novas possibilidades.  “É uma vitória, um momento que marca a mudança de vida dos nossos jovens e trabalhadores que agora terão formação para atuarem nas empresas da região, montarem seu próprio negócio, aplicar o conhecimentos construídos na própria  comunidade”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário