quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Exposição apresenta particularidades dos Territórios de Identidade da Bahia

Foto: Divulgação/ Lima Comunicação
Você conhece de verdade a Bahia?  Não?  A oportunidade é essa.  Está em exposição até 24 de outubro, na Biblioteca Pública, nos Barris, em Salvador, a Mostra Identidade da Bahia que reúne uma série de ensaios fotográficos e audiovisuais abordando os temas: Paisagem, Cultura e Saberes, os quais exploram os 27 Territórios de Identidade ao retratar o baiano na forma de falar, tratar a terra, cantar e cultuar. A Mostra tem o apoio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), da Aratu Online  e da   Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), por meio da Secretaria de Educação (SEC).

Conheça um pouco da Mostra. Visite o site www.identidadebahia.com.br

Além das exposições, a mostra contempla debates e oficinas. Amanhã (dia 17/10), às 10h, o público poderá ampliar seus conhecimentos por meio do debate “Territórios e Identidade”.  A atividade será mediada por Benito Jucal e contará com as palestras das professoras Tania Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Tania Fischer, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento contará ainda com as contribuições de Pola Ribeiro, cineasta e mestre em Gestão Social e com a apresentação musical de Gereba.

As oficinas são divididas em técnica e formação social.  A técnica trabalhará com a concepção, introdução à utilização de equipamentos fotográficos e de vídeo e outras linguagens de captação e será ministrada pelo professor Rodrigo Wanderley, enquanto a oficina de formação social abrange a participação através dos conselhos municipais/ estaduais e a formação de comunicação em rede e terá como facilitadora Milena França, da Seplan. A expectativa é atender cerca de 600 pessoas nas oficinas e ter cerca de 40 mil pessoas na circulação da Mostra.  As oficinas são gratuitas e os interessados podem fazer a inscrição no site: www.identidadedabahia.com.br

A Rede Estadual de Educação Profissional estimula a participação de estudantes em eventos como estes, pois defende que a inovação e diversificação dos currículos escolares promove o acesso dos mesmos ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho. A Mostra, inclusive, é indicada como referência para a realização de ações pedagógicas por valorizar os potenciais culturais, geográficos, culturais e econômicos dos 27 Territórios de Identidade do Estado, bem como os costumes, tradições e histórias que traduzem o que é ser baiano.

Foto: Lima Comunicação
Mais informações-   A Mostra é itinerante e à partir de novembro percorrerá os municípios de Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Santos Antônio de Jesus, Ibotirama e Vitória da Conquista.  Nestas cidades serão instalados terminais que possibilitarão a participação in loco dos visitantes, na postagem de mensagens, interação com fotos e vídeos disponíveis, além do contato com os acervos digitais.

A Montagem é uma realização da Lima Comunicação, que percorreu, durante cinco anos, os 417 municípios baianos, colhendo visões particulares e gerais do Estado. A Mostra Identidade Bahia utiliza o estilo fotojornalismo, com uma apuração artística delicada, a proposta fotográfica e audiovisual conduz a uma visão real das pessoas e dos ambientes, que se unificam neste mosaico, respeitando as diversas “impressões digitais”.

Segundo a idealizadora do projeto, a jornalista Vânia Lima, “O expectador percorrerá a exposição se deparando com as mais diversas informações, em ambientes criados especificamente para cada tema, pois além dos materiais expostos haverá um cenário compondo a fruição da mostra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário