segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Estudantes da Educação Profissional participam de 8º Feira Tecnológica do Centro Paula Souza

Foto: Estudantes do CEEP em Alimentos e
Recursos  Naturais apresentam projeto
Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (CEEP) e do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP), em Camaçari, estão a caminho de São Paulo para participar da 8º Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) que começa amanhã (dia 21/10) e prossegue até quinta-feira (dia 23/10), na Expo Barra Funda.
Os projetos da Rede Estadual de Educação Profissional estão dentre os cinco projetos classificados na categoria nacional que serão apresentados por instituições que ofertam Educação Profissional no país. A Feteps é um espaço de demonstração e socialização de projetos de pesquisas, produções culturais e serviços que reúne experiências bem sucedidas do Brasil e da America Latina.

Esta é a segunda vez que a Rede Estadual de Educação Profissional marca presença no evento. Na edição passada, o CETEP da RMS também esteve presente com o projeto “Robô de Sumô”, além do CEEP em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, em Simões Filho, com a pesquisa sobre a revitalização das fontes de águas do município de Simões Filho.

Rebeca Luna, 18, estudante do curso técnico em Eletrotécnica, do CETEP da RMS é uma das idealizadoras do projeto “Braço Mecânico Automatizado com software arduino acionado por celular”. Ela conta que está na maior expectativa para o evento e acredita que a experiência será enriquecedora. “É a primeira vez que participo de uma feira nacional. Nossas horas de estudo e dedicação estão sendo recompensadas com a satisfação de ver nosso projeto aprovado. Isso nos motiva a querer continuar na busca pelo saber e também para desenvolver outros projetos que possam beneficiar a humanidade.”

O projeto Braço Mecânico também envolve estudantes do curso técnico em Mecatrônica, do CETEP da RMS, em Camaçari. Para desenvolver o experimento, os estudantes utilizaram os conhecimentos de elétrica, eletrônica, mecânica e de programação. “Esta tecnologia tem a finalidade de acionar dispositivos a longa distância que precisam ser desmontados, a exemplo de artefatos, e até mesmo auxiliar pessoas com alguma deficiência física. O braço mecânico também pode ser usado na automação industrial para realizar determinadas tarefas  que são de risco para o homem”, explicou Rebeca Luna.

Do CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, os estudantes do curso técnico em Agroindústria estão apresentando o projeto “Fornos de padaria na obtenção de energia limpa”, que consiste no desenvolvimento de um forno, semelhante aos de panificadoras, e possibilita reaproveitar o calor utilizado pela combustão da madeira, produzindo energia elétrica de forma sustentável.

“Utilizando latas de tintas vazias, motores de carro de brinquedo, lâmpadas de led, cata-ventos plástico, fio e madeiras construímos o forno e para a caldeira projetada, usamos lata de tinta vazia e válvula de panela de pressão. Com o experimento pronto para uso, alojamos água na caldeira e aquecemos. Quando a água passa para o estado gasoso ocorre a movimentação de uma pequena turbina que vai gerar energia elétrica limpa, permitindo seu aproveitamento de forma sustentável. Esta é uma tecnologia de baixo custo que beneficia o meio ambiente tanto com a diminuição do desmatamento da árvores quanto com consumo consciente de energia”, explicou o professor Alex Ramos, orientador do projeto.

Avaliação/Premiação- Os projetos serão avaliados por uma comissão de professores especialistas, finalizada com a premiação dos melhores trabalhos, com base nos seguintes critérios: criatividade e inovação da pesquisa, conhecimento científico do problema, maneira como os dados foram levantados e condução da pesquisa.  Também serão considerados a metodologia empregada, profundidade, abrangência da pesquisa, clareza da apresentação, sustentabilidade e relevância social, pontualidade e finalização da montagem no cumprimento de normas e na participação efetiva do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário