sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Estudantes de Jaguaquara participam de eventos científicos no Rio Grande do Sul e em Pernambuco

A Rede Estadual de Educação Profissional está sendo representada, mais uma vez, no cenário nacional.  Estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (CEEP), de Jaguaquara, participam da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec 2014,  que acontece de segunda-feira (dia 27/10) a sexta-feira (dia 31/10), no Centro de Eventos Fenac, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e da Ciência Jovem, que acontece em Olinda, Pernambuco, de quarta-feira (dia 29/10) a sexta-feira ( dia 31/10).

Na Mostratec 2014, os estudantes irão apresentar o projeto “Reaproveitamento do calor dos fornos de panificadoras na produção de energia limpa”, que consiste no desenvolvimento de um forno, semelhante aos de panificadoras, e possibilita reaproveitar o calor utilizado pela combustão da madeira, produzindo energia elétrica de forma sustentável. Nesta semana, este mesmo projeto foi apresentado na 8º Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), realizada na Expo Barra Funda, em São Paulo.  

Durante a XX Ciência Jovem os estudantes irão apresentar a pesquisa “Tratamento estatísticos de alguns parâmetros de qualidade das águas do rio Casca”, para avaliar a qualidade da água.  O rio Casca é um importante manancial da região que nasce no distrito do Alto da Serra, em Jaguaquara, e deságua no Rio Jiquiriça, situado no Vale do Jiquiriça.

“Avaliamos a água de acordo com parâmetros físico-químicos, dentre eles: cor, sabor, cheiro e medidas do PH. Após  isso realizarmos testes no laboratório daqui do Centro, constatamos que a água esta imprópria para consumo, especificamente, no trecho que atravessa nossa cidade, por ter se tornado depósito de lixo e destino para esgotos domésticos”, explicou Vanessa Nascimento dos Santos, 18, uma das estudantes envolvidas na pesquisa.

Ainda segundo Vanessa, a ideia é apresentar o resultado da pesquisa para o poder público municipal alertando a necessidade de serem tomadas medidas cabíveis de recuperação do manancial, além de serem realizadas ações de intervenção junto à comunidade. “Pretendemos realizar palestras de formação com a comunidade sobre os perigos do contato com a água contaminada e sobre a importância de preservar e conservar este bem natural da região e todo o meio ambiente. Só com muita orientação que conseguiremos despertar nas pessoas a consciência ambiental”.

A professora Valeria Maria Souza, uma das orientadoras das pesquisas, destaca a importância da participação em eventos como estes em benefício da formação dos estudantes. “A cada novo evento que participamos nossos estudantes ganham experiência, se aprimoram e descobrem ainda mais seu interesse pelo universo da pesquisa. Também ampliam nesses espaços suas experiências de mundo são novas culturas, pesquisas, outros horizontes. Todo este processo acaba refletindo no fortalecimento da Rede Estadual de Educação Profissional tão compromissada com a participação dos nossos estudantes no mundo da ciência”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário