sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Entusiasmo de estudantes marca aula inaugural do Pronatec e Projovem Urbano

Foto: Carla Ornelas/ Secom
Estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Educação Profissional lotaram o auditório do Instituto Anísio Teixeira, nesta terça-feira (dia 02), para a aula inaugural, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Ao mesmo tempo aconteceu a aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) que está sendo ofertado pela primeira vez em Salvador pela rede estadual e é direcionado a jovens e trabalhadores entre 18 e 29 anos que estavam foram da escola. A aula foi retransmitida por videoconferência para 22 Diretorias Regionais de Educação.

Foto: Carla Ornelas/ Secom
A tarde foi de festa, entusiasmo e esperança para estes jovens e trabalhadores que por meio do Pronatec e do Projovem Urbano, poderão fazer cursos de qualificação profissional, obtendo maiores oportunidades de uma inserção cidadã no mundo do trabalho. Neste semestre, o Pronatec beneficiará 5.673 estudantes em 63 cidades a exemplo de Salvador, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Ilhéus, Brumado, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Irecê, Macaúbas, Barreiras, Itabuna, Itapetinga e Seabra. São 55 cursos de qualificação profissional. Eles irão fazer os cursos no turno oposto aos quais estão matriculados. Ao concluírem o ensino médio, receberão o certificado de qualificação dos cursos pelo Pronatec podendo exercer uma profissão.

Já o Projovem Urbano qualificará mais de 800 moradores dos bairros do Lobato, Periperi, Cajazeiras, Pero Vaz, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz e Boa Vista do São Caetano. Neste caso, são jovens e trabalhadores que não concluíram o ensino fundamental (8 série) e estavam fora da escola. Com o Projovem Urbano, o estudante conclui o ensino fundamental, eleva a escolaridade e faz qualificação profissional. Os cursos/arcos ocupacionais têm duração de 18 meses. Neste período, o estudante receberá uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês, além de livros didáticos e fardamento. Ao final do curso, receberá certificados do ensino fundamental e de qualificação profissional podendo seguir os estudos, fazendo um dos 75 cursos técnicos de nível médio ofertados pelo Estado.

Dentre os cursos ofertados pelo Pronatec em 11 Eixos Tecnológicos estão: Cuidador de idosos, Manutenção e montagem de micros, Auxiliar técnico-administrativo, Auxiliar técnico de agropecuária, Regente de banda, Agente de informações turísticas, Agente socioambiental, Agente de observação de segurança na Indústria e na construção civil, Atendente de nutrição, Eletricista industrial e predial, Preparador de pescado, Desenhista de construção civil, Agente comunitário de saúde e Agente de controle de endemias. Já pelo Projovem Urbano, os arcos ocupacionais ofertados abrem um leque de possibilidade de inserção no mundo do trabalho. Quem optou em fazer o arco ocupacional em Telemática, por exemplo, poderá trabalhar como operador de microcomputador, Helpdesk, Telemarketing (Vendas) e ou Assistente de Vendas (Informática e Celulares).

Estes cursos fazem parte de ações estratégicas do Governo do Estado que em cinco anos ampliou em mais de 1.400% o número de vagas de cursos técnicos de nível médio. Passou de 4.016, em 2006, para mais de 56 mil matrículas, em 2012. Esta política pública é voltada para jovens e trabalhadores para que se beneficiem e atendam às demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade da Bahia.

Motivação - Entusiasmada, a estudante Rosângela Pereira, 19 anos, do 3º ano do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Sant´Anna, no Nordeste de Amaralina, comemorava a oportunidade de fazer um curso de qualificação profissional pelo Pronatec. “É maravilhosa essa chance que estamos tendo. É excelente porque tá gerando mais oportunidades para a juventude”, comenta.

Os colegas de Rosângela, que farão o mesmo curso que ela, Manutenção e montagem de micros, também estão motivados. “Minha expectativa é aprender, ter mais oportunidades no mundo do trabalho”, afirma Talita Oliveira, 17 anos. “Eu também acredito e espero que este curso abra novos horizontes profissionais para todos nós”, afirma Mateus Barbosa, 18 anos. “Vai ser ótimo reencontrar a turma porque estávamos estudando em turnos diferentes e agora estaremos na mesma sala. Eu também espero fazer novas amizades e mais ainda, me qualificar e me dar bem na profissão”, acrescenta Maria José Bispo.

A manicure Renata Gonçalves, 20, estudante do ensino médio do Colégio Estadual Antônio Carlos Cerqueira, fará o curso de Eletricista pelo Pronatec no CEEP em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, no São Caetano. “Eu tinha medo de lidar com eletricidade, mas já superei isso. Este é um curso valorizado e acredito ser um indicativo para o mercado de trabalho”. É o que também acredita o estudante Geovane Bispo, 25, do Colégio Estadual Pedro Ribeiro, que escolheu o mesmo curso. “Eu trabalhava na obra como ajudante de pedreiro e já me identificava com o ramo de eletricidade. Quero voltar a trabalhar na construção civil com a profissão de eletricista que é mais valorizada”, comemora.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, disse que este trabalho marca mais uma etapa do avanço da EP no governo do Estado. Lembrou que em 2006, haviam apenas 4.016 matriculados em cursos técnicos de nível médio na Bahia e agora já são quase 60 mil beneficiados, o que faz a rede estadual de Educação Profissional da Bahia a terceira maior do país e a credenciou a ser ao mesmo tempo demandante e ofertante do Pronatec.

Para Osvaldo Barreto, com mais estes programas, o Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, estão investindo na melhoria da escola pública. “Temos direito a uma boa escola, que garanta a maioria dos estudantes o direito de aprender e o direito à cidadania. É isso que o governo do estado está tentando construir irmanado com o governo federal. Temos na Secretaria o esforço de colocar a escola pública como foco da ação da secretaria. Quando colocamos a marca Todos pela Escola o sentido é que os projetos da Secretaria sejam mobilizados para melhorar a escola pública, para termos uma escola pública de qualidade”.

O superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima lembra que a oferta destes cursos ocorre de acordo com as demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. Para ele, a oferta destas novas vagas, reflete o compromisso do Governo do Estado em proporcionar maiores oportunidades de formação profissional para jovens e trabalhadores na Bahia. Com a introdução da dimensão trabalho, o superintendente afirma que se avança a educação integral no ensino médio da Bahia. Para ele, com a qualificação destes jovens e trabalhadores, o governo do Estado estará reforçando o atendimento às demandas do Porto Sul, Vida Melhor (Urbano e Rural), Copa 2014 e das políticas de interiorização estaduais de saúde, agricultura, trabalho, esporte e cultura, além de demandas territoriais específicas. “Estamos vendo coisas maravilhosas, nossos jovens se formando e obtendo um lugar ao sol. Bem-vindos a essa comunidade de pessoas que fazem a Educação Profissional que tem o trabalho como princípio educativo. Espero chegar ao final desta etapa dos programas e reunir vocês como formandos da Educação profissional e trazer depoimentos de pessoas que conseguiram seus empregos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário