sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CEEP em Biotecnologia e Saúde promove Ciclo de Palestras sobre Doenças e Acidentes no Trabalho

O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), em Itabuna, promove amanhã (dia 27), das 14h às 17h, a segunda edição da série de palestras do Ciclo Nacional Multidisciplinar de Estudo e Desenvolvimento (Cimed). O objetivo é envolver os estudantes dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Gerência em Saúde, sobre situações que serão vivenciadas no cotidiano de suas futuras profissões, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia que tem a intervenção social como princípio pedagógico e trabalho como princípio educativo.


Nesta segunda edição, o debate será sobre o tema “Doenças e Acidentes no Trabalho: Responsabilidade para quem?”, quando serão tratadas questões voltadas à cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A programação contempla palestra sobre responsabilidade das empresas no acidente de trabalho com informações sobre direitos dos trabalhadores, a exemplo de auxílio doença e afastamento do ambiente profissional em caso de acidentes. Saúde do Trabalhador também será outro assunto discutido. Os estudantes receberão orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar doenças decorrentes do estresse, dentre outros. As palestras serão ministradas por profissionais que atuam em instituições públicas e privadas do município.

Josonita Marinho, diretora do Centro, conta que a ideia é aplicar o Cimed em outras escolas da Rede Estadual tanto do município quanto do Território, com as palestras sendo ministradas pelos próprios estudantes. “Pretendemos aplicar estas palestras para ampliar a formação de outros estudantes da rede estadual. Desta forma, os estudantes da Educação Profissional estarão contribuindo para formação de cidadãos conscientes, além de ser um momento ideal para divulgação dos cursos ofertados no nosso Centro”, disse.

A próxima edição do Cimed será realizada no dia 17 de novembro, com o tema Mundo do Trabalho, em que serão tratadas questões voltadas à importância da qualificação profissional para o Território, a ética no mundo do trabalho e postura profissional em entrevistas de emprego. As palestras serão ministradas por representantes de instituições públicas e privadas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário