terça-feira, 30 de outubro de 2012

CETEP de Itapetinga ganha rádio escola e biblioteca com 3 mil exemplares

A comunidade estudantil do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (CETEP) está em festa com a inauguração nesta terça-feira (dia 30), da Biblioteca Duque de Caxias e da Rádio Escola CETEP Alternativa. As inaugurações fazem parte de uma série de atividades que serão desenvolvidas até a próxima quinta-feira (dia 1º), durante a I Semana da Educação Profissional do Centro que tem mais de 700 estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio. Estão previstas, ainda, várias atividades como palestras, oficinas e atendimento ao público.
O evento tem como tema “Educação, trabalho e desenvolvimento”. O objetivo é promover a interação entre escola-território, por meio da intervenção social, conjunto de ações executadas pelos estudantes voltados à prestação de um serviço, divulgação de boas práticas e de princípios científicos e difusão de tecnologias sociais. Isto contribui para a formação integral do estudante, de forma que se apropriem ainda mais dos conhecimentos e técnicas necessárias ao exercício profissional e da cidadania, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

A Biblioteca, será inaugurada nesta manhã, recebeu o nome de Duque de Caxias. Tem um acervo de 3 mil exemplares entre livros de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo de clássicos da literatura de autoria de Jorge Amado. Mas também, conta com edições técnicas fundamentais para a formação dos estudantes. A Biblioteca está equipada, ainda, com quatro computadores e mesas para estudos.


A Rádio Escola CETEP Alternativa é outra novidade que está entusiasmando estudantes e professores. A inauguração, inclusive, contou com a participação especial do cantor e compositor de Itapetinga, Juá da Bahia, que já teve músicas de sua autoria gravadas por artistas como Flávio José, a exemplo de Mar de Desejos. A rádio é interna, voltada exclusivamente para o CETEP, mas tem porte de uma rádio profissional. Está equipada com mesa de som, computador com programas específicos de rádio, receptores, caixas de som.

Para Iara Souza, vice-diretora do pedagógico, a ideia da rádio é promover a integração entre os estudantes por meio de uma programação variada que envolverá muita informação sobre as profissões, sobre mundo do trabalho e também arte, literatura e, claro, música. “A rádio é completa. É importante citar que tanto a rádio quanto a biblioteca foram concretizadas a partir de recursos disponibilizados pela Superintendência da Educação Profissional, via Plano de Ação”, salienta.


Tecnologias sociais - Estudante do curso técnico de nível médio em Nutrição e Dietética, Renilton Oliveira, 19, participa do evento repassando informações sobre os benefícios da adoção da pirâmide alimentar para a saúde. “Uma alimentação balanceada, saudável, necessita trazer em sua composição sais minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos, fibras. As vitaminas, por exemplo, podem ser facilmente encontradas nas frutas. Vamos dar orientações de como uma alimentação completa, básica e rica em nutrientes deve ser feita”, explica.

Os estudantes do curso técnico de nível médio em Agroindústria também estão envolvidos. Mostrarão quais são os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do soro extraído do queijo, que por conta da sua composição, é um produto que prejudica extremamente o meio ambiente se descartado de forma incorreta. A orientação é necessária, sobretudo, porque o processamento do leite e de derivados é comum no território. “Os jovens estão processando o soro, para que o produto seja transformado em bebida láctea, em ricota. No dia terá degustação destes produtos maravilhosos”, informa a professora Terezinha Alves, orientadora do projeto.

Os estudantes do curso técnico de nível médio em Enfermagem, juntamente com representantes da Diretoria Regional de Saúde (Dires), irão falar sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Os jovens auxiliarão os enfermeiros da Dires em diversos procedimentos, a exemplo da aplicação de testes de HIV. Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Administração e Cooperativismo discutirão o tema “Economia Doméstica”, quando farão simulação de planilhas de planejamento de gastos, darão dicas de como é possível economizar, sem deixar de se divertir.

Já os estudantes do curso técnico de nível médio em Agroecologia, realizarão uma oficina de reciclagem de lixo, ensinando como reaproveitar materiais encontrados no lixo, como resto de madeira, vidro e plásticos, para a confecção de bolsas, porta retratos, brincos, dentre outros. Apresentação tecnologias sociais, de baixo custo e que beneficiam a comunidade e o meio ambiente, como o aproveitamento de peças de computadores, como placa mãe e processadores, para confecção de bijuterias.

A diretora do Cetep, Rosane Santos salienta a importância de ações como esta. “Cada estudante está desenvolvendo atividades relacionadas à sua área de atuação no mundo do trabalho. É fundamental que se envolvam e aprendam cada vez mais. Nosso objetivo é preparar nossos jovens para o mundo do trabalho, trazendo a concepção do trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário