quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CETEP da Chapada Diamantina realiza IV Feira do Conhecimento

Os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Enfermagem, Edificações e Meio Ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina estão tendo a oportunidade de apresentar para os moradores do município de Wagner, as ações pedagógicas desenvolvidas no decorrer do ano, durante a IV Feira do Conhecimento: Arte, Ciência e Cultura, que acontece até esta quinta-feira (dia 25), das 9h às 17h, no próprio Centro.

O objetivo da atividade é promover a interação entre escola-território, por meio da intervenção social, conjunto de ações executadas pelos estudantes voltados para a prestação de um serviço, divulgação de boas práticas e de princípios científicos, difusão de tecnologias sociais. Isto contribui para a formação integral do estudante, de forma que se apropriem ainda mais dos conhecimentos e técnicas necessárias ao exercício profissional e da cidadania, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

Os estudantes do curso técnico em Enfermagem, por exemplo, prestam serviços à comunidade como aferição de pressão, teste de glicemia e tipagem sanguínea. Já os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente estão ministrando oficinas sobre a produção de sabonetes a base da essência do maracujá, como aproveitar o óleo comestível na fabricação de sabão em barras, evitando seu descarte na natureza. Estas e outras tecnologias sociais, de baixo custo que beneficiam a comunidade também estão sendo apresentadas como, por exemplo, as técnicas para a extração do óleo do licurí, fruta típica da região, que pode ser utilizado na culinária como óleo de cozinha e na medicina alternativa como óleo de massagem.

Ontem, os estudantes do curso técnico em Agropecuária ministraram palestras sobre temas como vazão do rio, quando foi ressaltada a importância de medir a quantidade das águas dos mananciais para a convivência com a seca nos períodos mais críticos de estiagem. Outro tema abordado foi o declividade do solo, quando foram apontados métodos adequados para conservar o solo por meio de técnicas de manejo apropriado como: aração, gradagem, plantio em nível e coveamento. Também ensinaram como produzir doces e iorgutes de derivados do leite.

Ainda hoje, no período da tarde, os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente ministrarão oficina sobre a produção de repelentes naturais a base de especiarias como o cravo e a canela, e também da citronela, planta medicinal que libera um óleo capaz de espantar moscas e mosquitos, inclusive o Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

O público também está conhecendo o resultado de pesquisas realizadas pelos estudantes do curso técnico em Edificações. Eles exporam, em maquetes, como ocorre o processo de instalação elétrica de uma residência. Também prestaram orientações sobre materiais de construção como tipos de concretos, ferro, madeira e cerâmica.

A IV Feira do Conhecimento será encerrada nesta quinta-feira (dia 25). Das 9 h às 16h, os estudantes do curso técnico em Edificações, Meio Ambiente e Agropecuária, juntamente com técnicos de instituições públicas do município como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Instituto Chico Mendes e Corpo de Bombeiros, irão mediar palestras sobre temas como prevenção de acidentes, biodiversidade, criação de abelhas e as consequencias do uso de agrotóxicos para o meio ambiente.

Para a vice- diretora, Orlanita da Silva Santos, esse tipo de atividade possibilita a troca de experiências entre estudantes e a prática dos aprendizados adquiridos em sala. “Esta troca de olhares e conhecimento beneficia os moradores e nossos estudantes que aprendem os conteúdos e práticas em situações reais. Também é uma oportunidade de expor para os empresários locais a excelente formação que nossos estudantes recebem, além de proporcionar que outros estudantes conheçam e se interessem pelos cursos técnicos ofertados aqui no Centro”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário