quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sergipe sediará Fórum Nacional dos Conselheiros Estaduais de Educação


O Conselho Estadual de Educação de Sergipe promoverá a reunião nacional do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação de todo o Brasil. O evento terá início no dia 12 de setembro, às 19h, no Real Classic Hotel, em Aracaju, e se estenderá até o dia 14.
O Fórum acontece periodicamente em cada região do Brasil, e neste mês de setembro, ocorrerá no Nordeste e será sediado na capital de Sergipe. Foram convidados conselheiros de todos os estados do país, que irão discutir temas relevantes para a educação.
 

Programação

A abertura oficial será no dia 12, às 19h30, no Real Classic Hotel, e contará com a presença do governador do Estado, Marcelo Déda; do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas; do presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima; da presidente do CEE/SE, Eliane Passos Santana; da presidente do FNCE, Francisca Batista da Silva, e do presidente da FENEN-SE e vice-presidente do CEE/SE, José Joaquim Macedo.

No dia 13, a partir das 8h30, será realizada uma mesa-redonda, com o tema "O Ensino a Distância nas Diferentes Modalidades da Educação Básica", com palestras proferidas pelo Conselheiro da CEB/CNE, Francisco Aparecido Cordão, e pela Presidente do CEE/AL, Bárbara Heliodora Costa e Silva. As discussões terão como coordenadora a Presidenta CEE/PI, Eliana Maria Mendonça Sampaio, e como relatora a Conselheira CEE/SE, Jucileide Dias dos Santos Aragão.

Às 10h30, haverá outra mesa-redonda, com o tema "Formação de Professores da Educação Profissional", com palestra ministrada pelo conselheiro do CEE/BA, Antonio Almerico Biondi Lima. A mesa será coordenada pela conselheira do CEE/SE, Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy Souza, e terá como relatora a conselheira do CEE/PE, Ana Coelho Vieira Selva.

Pela tarde, a partir das 14h, a mesa-redonda debaterá o "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa", com palestra da diretora de Apoio à Gestão Educacional (SEB/MEC), professora Maria Luíza Aléssio. As discussões terão como coordenador o conselheiro do CEE/SE, Antônio Ponciano Bezerra, e como relatora a conselheira do CEE/MA, Maria Vitória Bouças Bahia Silva.

A última mesa-redonda do dia discutirá o tema "Alfabetização e Currículo", cuja palestra será ministrada pela diretora do Departamento de Educação da SEED/SE, Maria Izabel Ladeira Silva. O debate terá como coordenadora a conselheira do CEE/SE, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

Canindé do São Francisco

O último dia do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação será realizado no Conselho Municipal de Educação de Canindé do São Francisco. O traslado dos participantes para o município está marcado para as 6h. Às 9h30 haverá um momento cultural. Logo em seguida, às 10h, haverá palestra com o tema "O Papel dos Conselhos de Educação no Sistema Nacional de Educação", proferida pela presidenta do CEE/BA, Ana Maria Silva Teixeira, e pelo presidente do CME/Aracaju, Valtênio Paes de Oliveira.

Às 11h30, mais uma palestra, desta vez ministrada pela presidenta do CEE/SE, Eliane Passos Santana. O tema abordado será "A Experiência do Conselho Estadual de Educação de Sergipe".

Às 12h haverá a reunião plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, durante a qual acontecerá a assinatura da Carta da Região Nordeste.


Fonte: SEED

Nenhum comentário:

Postar um comentário