sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Estudantes do CETEP da Bacia da Paramirim preparam estratégias para o Comércio do território


Os estudantes do curso técnico de nível médio em Vendas, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim (CETEP), em Macaúbas, estão traçando estratégias para contribuir com o Comércio do Território de Identidade onde vivem. São estratégias que envolvem desde o Marketing e passam, dentre outras coisas, pelo Empreendedorismo, Gestão Financeira, Produtos e Serviços, Contabilidade, Pesquisas de Mercado, Compra e Venda. Como parte desse processo, o CETEP está promovendo aulas de campo em comércio de grandes cidades. A primeira delas reuniu 40 estudantes em Vitória da Conquista. 

A ideia é permitir que os estudantes tenham contato com diferentes situações do seu futuro campo de atuação profissional, aliando teoria e prática. Isso ao mesmo tempo em que podem observar reais possibilidades de inserção no mundo do trabalho. Durante todo o dia, os estudantes visitaram lojas populares e de grife que comercializam calçados e confecções e grandes varejistas do ramo de eletrodomésticos e imóveis.

Acompanhados por técnicos dos estabelecimentos e por professores do CETEP, eles observaram como ocorre a logística de distribuição dos produtos e avaliaram as estratégias utilizadas para atrair o consumidor, desde a disposição dos produtos nas prateleiras até à composição das vitrines, localização de peças de divulgação como outdoors, cartazes e banners. Também verificaram como ocorre a publicidade sonora que em muitos casos utiliza locutores com mega-fones na frente das lojas para chamar a atenção dos consumidores.

A estudante Silvanete Souza Santos, 18, ficou entusiasmada. Ela diz que muitas pessoas têm uma visão equivocada do curso de vendas, de que o curso forma vendedores e não é assim. A aula de campo contribui para mostrar as diversas possibilidades de atuação do Técnico em Vendas seja no Comércio, na Indústria ou mesmo no empreendedorismo. “Depois desta atividade, iremos trabalhar para corrigir as fragilidades do nosso Comércio. Estamos sendo qualificados para isso, me sinto muito privilegiada. Hoje, tenho mais propriedade para identificar os erros e acertos do ramo, o que podemos fazer de melhor para atrair mais clientes e investidores. Voltamos com várias ideias para beneficiar os negócios da nossa região”, afirmou.

Para o professor Teotônio Ferreira, a atividade é fundamental para o amadurecimento profissional dos futuros técnicos. “Em contato com a prática e inseridos em outra realidade, eles agregaram novos valores ao seu aprendizado. Eles tiveram a oportunidade de avaliar e repensar qual é o seu papel no Território da Bacia do Paramirim. Nosso comércio é muito pequeno e têm várias fragilidades como as estratégias de divulgação e de atendimento. Nossos técnicos são fundamentais no processo de transformação dessa realidade o que já vem acontecendo após a inserção no mundo do trabalho de técnicos de nível formados pela Educação Profissional da Bahia”, enfatiza.

Ações como estas fazem parte da matriz curricular da Educação Profissional que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Tanto é que os estudantes deverão organizar um ciclo de palestras sobre a importância da formação e qualificação profissional no Território da Bacia do Paramirim e evidenciar como a Educação Profissional pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade e para com a inserção dos jovens no mundo do trabalho. As informações coletadas também resultarão na produção de um mural de fotos e de um vídeo-documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário