sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estado realizada aula inaugural do Pronatec e do Projovem Urbano em Salvador

A Secretaria da Educação do Estado realiza no próximo dia 2 de outubro, a aula inaugural do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) em 2012. A solenidade, que será retransmitida pelas sedes das Diretorias Regionais de Educação (Direcs), acontecerá no Instituto Anísio Teixeira, na Avenida Paralela, a partir das 16 horas.

A aula marcará também o início das aulas do Pronatec no interior do Estado e a oferta, pela primeira vez na capital, do Projovem Urbano pela Rede Estadual. Até 2011, o Projovem Urbano era aplicado em Salvador, pela Prefeitura Municipal. Na Bahia, o Pronatec é executado pela Secretaria da Educação, que é ao mesmo tempo entidade demandante e ofertante do programa, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof).

Ao todo, pelo Pronatec/SEC, a entrada em setembro contemplará 1.800 estudantes na Região Metropolitana e no interior do Estado. Somando às turmas com início em outubro e novembro, serão 5.673 vagas, em 63 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

No total, a Rede Estadual de Educação Profissional ofertará, pelo Pronatec, 55 diferentes tipos de cursos de qualificação profissional de 11 Eixos Tecnológicos. Dentre os cursos estão: Cuidador de idosos, Manutenção e montagem de micros, Auxiliar técnico-administrativo, Auxiliar técnico de agropecuária, Regente de banda, Agente de informações turísticas, Agente socioambiental, Agente de observação de segurança na Indústria e na construção civil, Atendente de nutrição, Eletricista industrial e predial, Preparador de pescado, Desenhista de construção civil, Agente comunitário de saúde e Agente de controle de endemias.

Pelo Projovem Urbano, em Salvador, estão matriculados 873 jovens e trabalhadores, entre 18 e 29 anos, que estavam fora da escola e irão estudar em unidades localizadas nos bairros de Lobato, Periperi, Cajazeiras, Pero Vaz, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz e Boa Vista de São Caetano.

Com o Projovem Urbano, o estudante conclui o ensino fundamental, eleva a escolaridade e ao mesmo tempo faz qualificação profissional. Os cursos/arcos ocupacionais têm duração de 18 meses. Neste período, o estudante receberá uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês, além de livros didáticos e fardamento. Ao final do curso, receberá certificados do ensino fundamental e de qualificação profissional.

Com o Pronatec, os estudantes do ensino médio passarão mais tempo na escola, fazendo o curso de qualificação no turno oposto ao qual está matriculado. Com a introdução da dimensão trabalho, se avança a educação integral no ensino médio da Bahia. Com a qualificação destes jovens e trabalhadores, o Governo do Estado estará reforçando o atendimento às demandas do Porto Sul, Vida Melhor (Urbano e Rural), Copa 2014 e das políticas de interiorização estaduais de saúde, agricultura, trabalho, esporte e cultura, além de demandas territoriais específicas.

Já pelo Projovem Urbano, os arcos ocupacionais ofertados abrem para os jovens e trabalhadores matriculados, um leque de possibilidade de inserção no mundo do trabalho. Quem optou em fazer o arco ocupacional em Telemática, por exemplo, poderá trabalhar como operador de microcomputador, Helpdesk, Telemarketing (Vendas) e ou Assistente de Vendas (Informática e Celulares). As ocupações para o arco em Turismo e Hospitalidade são: Organizador de eventos, Cumim (ajudante de garçom), Recepcionista de hotéis e Monitor de turismo local. O arco Alimentação qualifica para que o estudante possa atuar como Chapista, Cozinheiro auxiliar, Repositor de mercadorias e Vendedor ambulante (alimentação). Quem fizer o arco ocupacional em Arte e Cultura I, estará habilitado a trabalhar como: Assistente de produção cultural, Auxiliar de cenotecnia, Assistente de figurino e DJ/ MC.

O superintendente de Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, explica que a oferta de cursos na Rede Estadual ocorre de acordo com as necessidades por qualificação e formação profissional nos Territórios de Identidade, apontadas por diferentes atores sociais e no Plano Plurianual Participativo do Governo da Bahia. Assim, os jovens e trabalhadores fazem cursos que atendem às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental das cadeias produtivas e arranjos socioprodutivos locais, tendo muito mais chances de uma inserção no mundo do trabalho nos seus locais de origem.

O superintendente ressalta que o Estado da Bahia passa por um momento especial no que se refere à oferta dos cursos de formação e de qualificação profissional. A Rede Estadual já é a terceira maior do país, segundo o censo escolar INEP/MEC em oferta de cursos técnicos de nível médio, com 56.604 matriculados, em 119 municípios. Além disso, foi um dos nove estados da federação autorizados pelo Ministério da Educação para ofertar o Pronatec, recebendo o segundo maior recurso no valor de R$ 15.894.000,00. “Tudo isso evidencia a soma de ações que o Governo do Estado da Bahia vem empreendendo nos últimos cinco anos, ao assumir a Educação Profissional como uma política prioritária de Estado. Em sintonia com o Governo Federal, o Governo da Bahia está assegurando a formação e qualificação profissional para milhares de jovens e trabalhadores como parte estratégica para o desenvolvimento da Bahia”, afirma.

Mais sobre o Pronatec e o Projovem Urbano

O Pronatec foi criado no dia 26 de Outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela presidenta Dilma Rousseff. Tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da Educação Profissional.

O Projovem Urbano é mais uma ação do Programa Trilha desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal. É um programa de qualificação de jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, que apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. Tem como objetivo proporcionar a formação integral dos jovens e trabalhadores, por meio de uma efetiva associação entre: formação básica, para elevação da escolaridade, visando à conclusão do ensino fundamental; Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial; Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário