segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Estudantes do Colégio Estadual Goés Calmon prestam serviços gratuitos na área de informática

Você sabe como instalar um programa no seu computador? Quer saber mais sobre a internet e as redes sociais? Então se programe para participar no próximo dia 29 de setembro, a partir das 7h30 até às 17h, da I Feira de Tecnologia do Colégio Estadual Góes Calmon, no bairro de Brotas. A feira abordará o tema: “A importância da tecnologia na educação”. Neste dia, os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Informática, Manutenção e Suporte de Informática e Rede de Computadores, prestarão vários serviços gratuitos à comunidade.

A programação compreende atendimento personalizado e mini-cursos. Individualmente, os visitantes poderão receber orientações, por exemplo, de como elaborar um currículo, como baixar e imprimir contas de água e luz pela internet, de como usar programas de computadores para criar logomarcas e sobre as possibilidades e cuidados que devem ser adotados ao se usar as redes sociais. Coletivamente, receberão instruções, via mini-cursos. Em um destes cursos, os estudantes irão falar sobre instalação e funcionamento de sistemas operacionais como o Windows XP, fundamental para o uso de diversos programas no computador. Irão mostrar ainda, como fazer clipagem em cabo de rede, indispensável para o acesso à internet.

Em outro mini-curso, os estudantes irão falar sobre lixo eletrônico. A ideia é demonstar como é possível fazer o reaproveitamento de peças para a montagem de novos equipamentos. Trata-se de uma tecnologia social, de baixo custo e que beneficia a comunidade, inclusive, evitando o descarte deste tipo de equipamento no meio ambiente. Uma sala de entretenimento também será montada para que os visitantes possam se divertir com videogames a exemplo do Playstation e do X-BOX e também tenham contato com jogos em rede e jogos educacionais.

Vinícius Barral, 20, que está no 4° ano do curso técnico de nível médio em Informática, acredita que este projeto vai permitir uma maior aproximação das pessoas do entorno com o colégio. “É importante essa aproximação, é uma oportunidade de conhecerem o colégio, os projetos desenvolvidos. Muitos que virão não possuem muito contato com a tecnologia, será um momento em que poderão conhecer e aprender coisas novas, por exemplo, como funciona um computador por dentro ou como funciona a internet”, disse.

Já Ian Santos, 17, também estudante do curso técnico de nível médio em Informática, e estagiário do colégio, está entusiasmado com os mini-cursos. “Faço estágio aqui de segunda a sexta no próprio colégio dando manutenção e suporte à rede e em micro computadores. É o momento em que coloco em prática tudo o que aprendo em sala de aula. A Feira vai permitir que eu aprofunde ainda mais meus conhecimentos, já que terei uma maior integração com pessoas da comunidade e com colegas de outras turmas”, disse.

Para a diretora do colégio, Jeane Cerqueira, o evento é interessante por diversas razões. “A Feira é um momento de troca de conhecimentos, de aprendizado. Para os estudantes que estão se formando, é uma chance de explorar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de estudo. Para os que estão começando, é a chance de conhecerem mais sobre a futura profissão”, afirma.

A diretora acrescenta que os serviços prestados pelos jovens à comunidade se configuram como “uma ação de intervenção social, fundamental para contribuir para uma maior integração entre eles e a comunidade” e que reafirmam o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico na Educação Profissional da Bahia. Além disso, a Feira demonstra que tanto nos Centros de Educação Profissional e quanto nas unidades compartilhadas, a abordagem das Ciências Naturais, Ciências Humanas e Linguagens é base científica para o aprendizado das tecnologias e para a formação dos jovens por uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário