quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cetep do Oeste Baiano forma terceira turma de técnicos em Enfermagem

Mais uma turma de técnicos de nível médio é formada pelo Governo do Estado da Bahia. São 42 estudantes concluintes do curso Técnico em Enfermagem, do Centro Territorial de Educação Profissional do Oeste Baiano (Cetep), em Barreiras. A colação de grau será no auditório do Cetep, no próximo sábado (dia 29), às 19h30. Esta é a terceira turma de técnicos em Enfermagem formada pelo Cetep Oeste pela Rede Estadual de Educação Profissional. São jovens e trabalhadores preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho.

Os formandos são todos egressos do ensino médio público, que voltaram à escola pela via da formação profissional. Isto é possível por meio de uma das três formas de articulação com educação básica existentes na Educação Profissional da Bahia: a subsequente (as outras duas são a integrada e a concomitante). Por meio de sorteio público, os inscritos são selecionados e em dois anos e meio se tornam técnicos de nível médio.

É o caso da formanda Ayele Pereira, 24, que está realizando um sonho. “Foram dois anos e meio de muito esforço e dedicação, que valeram muito à pena. É um grande sonho que consegui realizar”, disse. Já Maria da Conceição mostra que nunca é tarde para buscar aquilo que se quer. “Sempre quis ser técnica em enfermagem e agora, com 42 anos consegui. Os cursos que apareciam eram caros demais, por isso não fiz antes. Quando o Governo do Estado criou esta oportunidade, corri para me inscrever e fui contemplada no sorteio eletrônico. O curso foi maravilhoso, muito bom mesmo. O sonho de ter uma profissão aconteceu e é na área que eu sempre quis. Estou muito feliz”, disse animada.

José Luiz, diretor do Cetep, acredita que esses novos técnicos contribuirão para o desenvolvimento do território e ser beneficiarão das oportunidades no mundo do trabalho. “Tem muito espaço para esses jovens no mundo do trabalho. Temos dois hospitais aqui, um municipal e um estadual, diversos postos de saúde, dentre outras possibilidades na área. Eles estão capacitados e qualificados para preencher esses espaços, exercendo sua profissão com compromisso e responsabilidade para atender bem o território”, afirmou.

O vice-diretor do Cetep, Rodrigo Moreno, avalia que a formatura é também um retorno à sociedade. “A necessidade de técnicos em Enfermagem é grande aqui. É com felicidade e muita satisfação que estamos formando a terceira turma para atender e suprir esta demanda”, disse.

A Educação Profissional da Bahia prepara os jovens e trabalhadores para que possam atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Território de Identidade onde vivem, conduzindo-os à compreensão da ciência, da técnica e da sua implicação para a sociedade. O estudante torna-se uma pessoa e um cidadão pleno, um sujeito de direitos, capaz de intervir no mundo do trabalho e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário