segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Estudantes realizam Dia de Ação Social e prestam serviços gratuitos no Nordeste de Amaralina e região


Os moradores do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Boqueirão e Vale das Pedrinhas terão a oportunidade, no próximo dia 29, de participar do projeto “Ação Social” desenvolvido pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Sant´Anna (CEEP). Localizado no Beco da Cultura, o CEEP estará aberto ao público durante todo o dia, das 8h às 17h, quando os estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem, Nutrição, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho e Informática, prestarão vários serviços gratuitos à comunidade.

Na área de saúde, serão realizados procedimentos como aferição da pressão arterial e medição da glicemia. Os estudantes do Técnico em Enfermagem também farão palestras sobre temas como diabetes, uso de medicamentos, Doenças Sexualmente Transmissíveis (Sífilis, HPV, HIV, Gonorréia, Hepatites B e A e Herpes). Também serão feitos 20 exames de eletrocardiogramas.

Os futuros técnicos em Nutrição irão ministrar palestras sobre obesidade infantil, prestarão orientações sobre dietas e sobre o Índice de Massa Corporal (IMC). Quem for participar do evento, terá a chance de aprender com eles como reaproveitar alimentos.

Os estudantes de Análises Clínicas prestarão informações sobre exames em geral, a exemplo dos de sangue que podem ajudar no diagnóstico de várias doenças e, sobretudo, ajudar na prevenção. Os futuros técnicos em Segurança no Trabalho irão orientar como é possível evitar acidentes domésticos, principalmente com crianças.

Na área de informática, será feita manutenção de microcomputadores, com diagnóstico de problemas, limpeza preventiva, recuperação de dados e instalação de sistemas, aplicativos de escritório e de outros softwares. Outra parte do atendimento envolverá uma oficina sobre acesso à internet para que os participantes recebam informações básicas sobre pesquisas, criação de e-mail, download, redes sociais e de como elaborar currículos on-line. Também será ministrada aula sobre eletricidade e eletrônica, quando os participantes aprenderão, por exemplo, como fazer o aterramento de fio e como instalar tomadas.

O diretor do CEEP, Luiz Henrique de Souza Teixeira, diz que também serão realizadas outras ações de cunho de cidadania, inclusive, com a participação de ex-alunos e pessoas da comunidade. Dentre os serviços a serem prestados estão: corte de cabelo, maquiagem e penteado afro. Para ele será mais um momento de integração dos estudantes com a comunidade, um rico espaço de troca de experiências e de amadurecimento profissional e pessoal.

“O CEEP vem buscando inovar e fazer cumprir o binômio da Educação Profissional na Bahia, ou seja, o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Estamos muito felizes em ver que nossos estudantes estão tendo uma formação integral e que desde já cumprem um papel muito importante para a melhoria de vida da população”, comemora.

PACTO PELA VIDA
- A instalação do CEEP em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Sant´Ana para oferta exclusiva de cursos técnicos de nível médio, no Nordeste de Amaralina, foi mais uma ação do Pacto pela Vida e atendeu a uma reivindicação dos moradores. Este programa do Governo do Estado envolve setores como segurança e educação e visa melhor a qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário