quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Estudantes do Técnico em Meio Ambiente orientam moradores de Valença sobre coleta seletiva

Estudantes do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, em Valença, estão realizando uma campanha contínua sobre coleta seletiva do lixo doméstico. O objetivo é sensibilizar os moradores de Valença sobre a reciclagem e, sobretudo, como esta ação ameniza os danos ao meio ambiente.


O Projeto Coleta Seletiva está sendo realizado desde o início do ano letivo em parceria com a prefeitura municipal. Cerca de 4 mil moradores dos bairros Urbis, Jacaré, Jardim Emarc, Loteamento Tio Virgínio e Alto do São Roque receberam orientações dos futuros técnicos. A estratégia é que os moradores sejam multiplicadores das informações disponibilizadas pelos estudantes e adotem esta atitude sustentável no cotidiano.
   
A ação, que está pautada na intervenção social como princípio pedagógico, é realizada três vezes por semana, sempre no turno oposto às aulas. Durante as visitas, são distribuídos panfletos contendo informações sobre a importância da redução do lixo doméstico, formas de realizar a coleta seletiva e a reciclagem de materiais como: papéis, vidros, plásticos e metais. Eles alertam aos moradores sobre o quanto a coleta seletiva pode ajudar a melhorar o ambiente em que vivem e as consequências de jogar lixo nas ruas ou em terrenos baldios. Além disso, enfatizam que a reciclagem é uma alternativa de emprego e renda. 

A estudante Larissa Barbosa, 16, avalia que a ação já traz resultados positivos. “Ao chegarmos à residência e vermos o morador ouvir e acatar nossas orientações, tiramos a conclusão que nosso trabalho está sendo reconhecido e que aquela pessoa será multiplicadora do nosso projeto, na luta pela preservação ao meio ambiente”.


Para José Bispo de Souza, professor orientador do estágio, a ação pedagógica provoca uma mudança de percepção nas atitudes éticas dos estudantes. “À medida que ele orienta a comunidade, ele se reconhece como agente de transformação sobre os valores ambientais. As reflexões feitas mudam os seus hábitos, o que causa também mudanças nas percepções e valores dos próprios estudantes”.

Todos os 72 cursos ofertados pela rede de Educação Profissional, onde estão matriculados 50.498 estudantes, têm essa dimensão ambiental. As ações pedagógicas dos cursos técnicos em meio ambiente compreendem aulas teóricas focadas na responsabilidade de cada ser humano na proteção e conservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis. Mas também aulas práticas que envolvem, por exemplo: plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, do Cerrado ou da Caatinga, restauração de mata ciliar, reciclagem de material de informática e coleta seletiva do lixo, combate ao desperdício, reaproveitamento de alimentos e até o controle de pragas e pesticidas no campo sem agrotóxico por meio de plantas e outros produtos orgânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário