segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia ampliará oferta de vagas com o Pronatec

A rede estadual de Educação Profissional da Bahia está preparada para ofertar os cursos técnicos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. O Pronatec ampliará a oferta de vagas na educação profissional brasileira. A meta é beneficiar 3 milhões de estudantes e trabalhadores. Com o programa, a oferta de vagas na Bahia também aumentará. A rede estadual já conta com 50.498 matriculados em 72 cursos técnicos de nível médio e a meta é chegar a 84 mil beneficiados até 2014.


A Câmara dos Deputados aprovou no dia 31 de agosto, o projeto de lei nº 1.209/11, que cria o Pronatec, que segue agora para o Senado. A bolsa de formação do estudante será ofertada por meio das redes públicas e o Sistema S e as vagas em cursos técnicos serão ofertadas a estudantes do ensino médio da rede pública, de forma concomitante. A meta é capacitar 530 mil estudantes.

Já a bolsa de formação do trabalhador e seguro desemprego buscará capacitar os beneficiários do seguro-desemprego e de programas de inclusão produtiva com cursos de formação inicial e continuada. As redes públicas, o Sistema S e entidades privadas sem fins lucrativos oferecerão os cursos que atenderão 2,4 milhões de trabalhadores. As capacitações serão ofertadas pelas redes estaduais de educação, pela rede federal de educação profissional e tecnológica, pelo Sistema S, redes privadas de educação e entidades privadas sem fins lucrativos.

Na Bahia, a rede Estadual de Educação Profissional dialoga com o Senai, Senac, com o Instituto Federal da Bahia (Ifba) e IFbahiano, com o objetivo de garantir que não haja superposição de oferta de cursos e desperdício de recursos públicos.

FÓRUM - O Fórum de Gestores Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), instituído nesta semana pelo Conselho Nacional de Educação (Consed), acompanhará as ações de operacionalização do Pronatec. O grupo é composto pelos responsáveis pela Educação Profissional e Tecnológica das secretarias estaduais de Educação. O superintendente da Educação Profissional da Bahia, Almerico Lima, foi escolhido secretário-executivo do Fórum.

Com informações da Setec/MEC

2 comentários:

  1. Como eu faço para me inscrever em um desses curso técnicos e quais os cursos que vocês tem a oferecer?

    John Henderson
    email: john.hener3d@hotmail.com

    Barro Preto-BA

    ResponderExcluir
  2. Jhon Henderson!

    Boa tarde! As inscrições para o sorteio eletrônico deverão ser realizadas até o final do ano. Acompanhe as informações a serem divulgadas sobre o assunto aqui no blog da EP, em nossas redes sociais e na imprensa.

    Obrigada.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir