sexta-feira, 11 de março de 2016

Estudantes da rede estadual representam a Bahia na Febrace

Os projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino se destacaram na 14ª mostra de projetos da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Dos 20 projetos da Bahia selecionados para Febrace, 14 são da rede estadual. O evento, que acontece entre os dias 14 e 18 de março na Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo estimular o comprometimento do jovem pelo estudo científico. O desenvolvimento social e tecnológico de projetos como estes, faz parte do programa Educar para Transformar.

Idealizado pelas estudantes Laíse Conceição de Brito e Beatriz de Souza, do Colégio Estadual Padre João Montez, em Pojuca, o projeto Abordagem das Viroses (Zika e Chikungunya) nas Instituições de Ensino da Cidade, destaca a importância da participação das escolas no combate ao mosquito transmissor. “Percebemos que estudantes e professores, por diversas vezes faltaram às aulas por terem sido acometidos principalmente pela Zika. Nesse sentido, entendemos que as escolas atuar para ajudar no processo de prevenção, através de palestras, visitas de agentes da saúde e formação de professores. Acreditamos que juntos somos mais fortes, é esse o objetivo do nosso projeto”, explicou a estudante Laíse.

Outro projeto que representará a rede estadual na Febrace é o Reciclagem: Uma Ideia Que Muda Você, construído pelos estudantes do Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira, do município de Vitória da Conquista, Rodrigo Santos e João Ítalo Pereira. O projeto traz maquetes, réplicas e protótipos, utilizando materiais descartáveis, para promover uma compreensão mais ampla em relação ao meio ambiente e transformar essa consciência em ação. “Eu sempre gostei de reciclagem, desde pequeno, então, junto com o meu amigo resolvemos elaborar um projeto mostrando a importância da reciclagem”, disse Rodrigo Santos.

Professor Destaque - O orientador do projeto Evolution - Proposta de nova descendência das Aves, Adaltro José Araujo, foi indicado para concorrer ao Prêmio Professor Destaque, que reconhece os empenhos do professor na orientação e acompanhamento dos estudantes na construção dos projetos. “É muito gratificante, me sinto realizado, porque é o reconhecimento do nosso trabalho, é a culminância de todo o esforço realizado em sala de aula”, ressaltou Adaltro.

Confira a lista de projetos participantes:

Abordagem das Viroses (Zika E Chikungunya) Nas Instituições de Ensino da Cidade de Pojuca - Colégio Estadual Padre João Montez, Pojuca.
Acarajé Funcional - Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano, Alagoinhas.
Apresentação Preliminar da Avaliação Ambiental do Rio das Pedras - Conde, Bahia - Centro Integrado de Educacao do Conde, Conde.
Baraticida: Super Matador de Insetos - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira , Ilhéus.
Evolution - Proposta de Nova Descendência das Aves - Colégio Estadual Wilson Lins, Valente.
Lavar as mãos. Por que não? Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, Itabuna.
Ler ou não ler? Eis a questão - Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, Catu.
Motor Dance: um fomento à prática da dança e exercício físico aos alunos portadores de necessidades especiais - Colégio Estadual Cesar Borges, Valente.
Os donos da escola: Ressignificação do ambiente escolar através do grafite - Colégio Estadual Antonio de Deus Seixas, Catu.
Produção de Etanol 2ª geração a partir de resíduos de frutas - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, Ilhéus.
Protótipos de Robôs e Microscópios de Materiais Reciclados: uma Alternativa Para Iniciação Científica na Educação Básica- Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, Itapicuru.
Rapcalc - Calcula pra mim - Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente – CETEP, Santa Maria Da Vitoria.
Reciclagem: Uma Ideia Que Muda Você! - Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira, Vitoria da Conquista.
Uma análise da avaliação sensorial do doce Nego Bom - CETEP- Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá, Amargosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário