Foto: Divulgação |
O teatro aliado ao processo de ensino e de aprendizagem. É desta forma, aliando a arte teatral e as atividades escolares, que os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais do Centro Baiano Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu, estão envolvidos no projeto Teatro na Escola. Ao trabalhar o tema 'Meio Ambiente', 15 alunos estão ensaiando uma peça para ser apresentada no teatro da cidade, Odilon Gomes da Rocha, chamando a atenção de todos para a necessidade do cuidado com o meio ambiente.
A estudante 3º ano, Iane Silva Souza, 16 anos, participa do projeto desde a criação, em 2015. Para ela, é a oportunidade de conhecer um pouco mais da carreira que quer seguir. “Eu já faço um curso de teatro na cidade e essa oportunidade de aprender teatro, também, na escola só acrescenta conhecimento. A sensação de estar no palco e receber os aplausos do público é maravilhosa”, diz. Já Pedro Gabriel Oliveira, 18 anos, estudante do 4º ano do curso Técnico em Nível Médio em Agroecologia, afirma que o projeto ajudou a ter mais desenvoltura em sala de aula. “O projeto me ajudou a perder a vergonha de falar em público e a manter a calma, o que é bom para os estudos”.
Idealizador do projeto, Francismário Silva de Souza, atua na parte administrativa do CEEP, e é envolvido com teatro há 20 anos. “Eu observei que os estudantes do CEEP Jubilino participavam dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, oferecidos aqui e que tinham um interesse por arte e cultura. Quando criei o projeto, a recepção foi maravilhosa tanto pelos estudantes, quanto pelo público que assistiu à peça e elogiou”, declara Francismário, acrescentando que o grupo já se apresentou nas cidades de Utinga e Saúde com performances de poesia.
A diretora do CEEP Jubilino Cunegundes, Milena Paula de Moura, é uma incentivadora do projeto. Ela disse que a repercussão do grupo de teatro é muito positiva na cidade. “Muitos estudantes se matricularam aqui, este ano, para fazer parte do projeto”, informa. Ela acrescenta o que tem melhorado entre os estudantes envolvidos. “Percebo que os alunos envolvidos trabalham o lado crítico e passam a ter um senso de responsabilidade que são refletidos no dia a dia da sala de aula”, declara.
Fonte: Portal da Educação
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