Foto: Rogério Silva |
Esta é uma semana de muito aprendizado para Ana Karoline Batista, 17 anos, e Letícia Fernandes, 16, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente (Cetep), localizado em Santa Maria da Vitória, a 867 km de Salvador. Com o projeto RapCalc – Calcula pra mim, um dos 14 projetos da rede estadual selecionados para representar a Bahia, as jovens estão participando da 14ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O evento acontece desta terça-feira (15), até quinta-feira (17), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo.
Dos 20 projetos da Bahia selecionados para Febrace, 14 são de estudantes das escolas estaduais. A Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia do País e tem o objetivo de estimular o comprometimento do jovem pelo estudo científico. Neste ano serão apresentados 341 projetos de 752 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de unidades de ensino públicas e privadas de várias regiões do Brasil.
A estudante Ana Karoline Batista, que cursa o 3° ano técnico em Enfermagem no Cetep, afirma que o objetivo do projeto é melhorar o cotidiano dos profissionais de Enfermagem no exercício de sua função. “Através do aparelho RapCalp, que tem como função fazer o cálculo de gotejamento na administração de medicamentos, estes profissionais podem prevenir possíveis erros e ganhar tempo na execução do processo”, afirma a estudante. Ela também explica que o aparelho é conectado no equipo do soro onde passam as gotas para serem infundidas no paciente.
Letícia Fernandes destaca a importância de participar do evento. “É uma experiência muito boa para a gente porque a partir daqui podemos aprimorar mais os nossos conhecimentos e conhecer outros projetos apresentados por estudantes de diferentes regiões do país”, diz.
O professor de Informática e orientador do projeto, Thiago Santos Souza, acredita que a “iniciativa é enriquecedora para a formação dos estudantes, pois, o projeto alinha a tecnologia da informação com a saúde visto que eles aprendem sobre ferramentas digitais utilizadas nesta área, com o propósito de facilitar a execução do procedimento”, explica o educador.
De acordo com o coordenador da Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), Rogério Lima, que está acompanhando os estudantes em São Paulo, a Febrace congrega estudantes de diversos Estados e possibilita uma grande troca de conhecimento e intercâmbio cultural. “A participação dos nossos estudantes é muito importante porque eles tomam conhecimento dessa diversidade cultural sem deixar de levar em consideração o aspecto científico que é trabalhado ao longo do ano nas escolas da rede estadual da Bahia. O aprendizado é no sentido de fortalecer e oportunizar para todos eles um momento onde a educação científica se torna mais fortalecida com seus pressupostos de formar e transformar cidadãos ativos, reflexivos e críticos”, destaca.
Confira os projetos da rede estadual selecionados para a Febrace:
· Abordagem das Viroses (Zika E Chikungunya) Nas Instituições de Ensino da Cidade de Pojuca - Colégio Estadual Padre João Montez, Pojuca;
· Acarajé Funcional - Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano, Alagoinhas;
· Apresentação Preliminar da Avaliação Ambiental do Rio das Pedras - Conde, Bahia - Centro Integrado de Educacao do Conde, Conde;
· Baraticida: Super Matador de Insetos - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira , Ilhéus;
· Evolution - Proposta de Nova Descendência das Aves - Colégio Estadual Wilson Lins, Valente;
· Lavar as mãos. Por que não? Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, Itabuna;
· Ler ou não ler? Eis a questão - Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, Catu;
· Motor Dance: um fomento à prática da dança e exercício físico aos alunos portadores de necessidades especiais - Colégio Estadual Cesar Borges, Valente;
· Os donos da escola: Ressignificação do ambiente escolar através do grafite - Colégio Estadual Antonio de Deus Seixas, Catu;
· Produção de Etanol 2ª geração a partir de resíduos de frutas - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, Ilhéus;
· Protótipos de Robôs e Microscópios de Materiais Reciclados: uma Alternativa Para Iniciação Científica na Educação Básica- Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, Itapicuru;
· Rapcalc - Calcula pra mim - Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente – Cetep, Santa Maria Da Vitoria;
· Reciclagem: Uma Ideia Que Muda Você! - Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira, Vitoria da Conquista;
· Uma análise da avaliação sensorial do doce Nego Bom - Cetep- Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá, Amargosa.
Dos 20 projetos da Bahia selecionados para Febrace, 14 são de estudantes das escolas estaduais. A Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia do País e tem o objetivo de estimular o comprometimento do jovem pelo estudo científico. Neste ano serão apresentados 341 projetos de 752 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de unidades de ensino públicas e privadas de várias regiões do Brasil.
A estudante Ana Karoline Batista, que cursa o 3° ano técnico em Enfermagem no Cetep, afirma que o objetivo do projeto é melhorar o cotidiano dos profissionais de Enfermagem no exercício de sua função. “Através do aparelho RapCalp, que tem como função fazer o cálculo de gotejamento na administração de medicamentos, estes profissionais podem prevenir possíveis erros e ganhar tempo na execução do processo”, afirma a estudante. Ela também explica que o aparelho é conectado no equipo do soro onde passam as gotas para serem infundidas no paciente.
Letícia Fernandes destaca a importância de participar do evento. “É uma experiência muito boa para a gente porque a partir daqui podemos aprimorar mais os nossos conhecimentos e conhecer outros projetos apresentados por estudantes de diferentes regiões do país”, diz.
O professor de Informática e orientador do projeto, Thiago Santos Souza, acredita que a “iniciativa é enriquecedora para a formação dos estudantes, pois, o projeto alinha a tecnologia da informação com a saúde visto que eles aprendem sobre ferramentas digitais utilizadas nesta área, com o propósito de facilitar a execução do procedimento”, explica o educador.
De acordo com o coordenador da Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), Rogério Lima, que está acompanhando os estudantes em São Paulo, a Febrace congrega estudantes de diversos Estados e possibilita uma grande troca de conhecimento e intercâmbio cultural. “A participação dos nossos estudantes é muito importante porque eles tomam conhecimento dessa diversidade cultural sem deixar de levar em consideração o aspecto científico que é trabalhado ao longo do ano nas escolas da rede estadual da Bahia. O aprendizado é no sentido de fortalecer e oportunizar para todos eles um momento onde a educação científica se torna mais fortalecida com seus pressupostos de formar e transformar cidadãos ativos, reflexivos e críticos”, destaca.
Confira os projetos da rede estadual selecionados para a Febrace:
· Abordagem das Viroses (Zika E Chikungunya) Nas Instituições de Ensino da Cidade de Pojuca - Colégio Estadual Padre João Montez, Pojuca;
· Acarajé Funcional - Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano, Alagoinhas;
· Apresentação Preliminar da Avaliação Ambiental do Rio das Pedras - Conde, Bahia - Centro Integrado de Educacao do Conde, Conde;
· Baraticida: Super Matador de Insetos - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira , Ilhéus;
· Evolution - Proposta de Nova Descendência das Aves - Colégio Estadual Wilson Lins, Valente;
· Lavar as mãos. Por que não? Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, Itabuna;
· Ler ou não ler? Eis a questão - Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, Catu;
· Motor Dance: um fomento à prática da dança e exercício físico aos alunos portadores de necessidades especiais - Colégio Estadual Cesar Borges, Valente;
· Os donos da escola: Ressignificação do ambiente escolar através do grafite - Colégio Estadual Antonio de Deus Seixas, Catu;
· Produção de Etanol 2ª geração a partir de resíduos de frutas - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, Ilhéus;
· Protótipos de Robôs e Microscópios de Materiais Reciclados: uma Alternativa Para Iniciação Científica na Educação Básica- Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, Itapicuru;
· Rapcalc - Calcula pra mim - Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente – Cetep, Santa Maria Da Vitoria;
· Reciclagem: Uma Ideia Que Muda Você! - Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira, Vitoria da Conquista;
· Uma análise da avaliação sensorial do doce Nego Bom - Cetep- Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá, Amargosa.
Fonte: Portal da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário