segunda-feira, 27 de julho de 2015

Estudantes e professores do Ceep Itabuna lançam clube de ciências durante seminário

Estudantes e professores do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Itabuna realizaram na ultima quinta- feira (23/07), o 1º Seminário de Educação Científica do Ceep, em parceria com o Núcleo Regional de Educação do município (NRE-05). O encontro foi marcado pelo lançamento do Clube de Ciências do Centro, que busca despertar o interesse do aluno para a pesquisa e a Educação Científica.

O seminário faz parte das atividades do Programa Ciência na Escola (PCE), uma das ações estruturantes do Educar para Transformar, programa do Governo da Bahia para fortalecer a educação básica na rede estadual de ensino.

De acordo com a Formadora Regional do programa, Polyana Santos, a dinâmica do Clube de Ciência ocorre com reuniões semanais entre professores e alunos, para orientações dos projetos que cada aluno desenvolve. “É uma atividade de grande relevância para o educando, pois eleva a estima dos alunos, desenvolve o senso crítico, a responsabilidade e o trabalho em equipe, tornando-os protagonistas de mudanças na realidade local”, salientou a formadora.


Para a ex-aluna do Colégio Estadual Fred Gedeon, Laís Dieb,a  elaboração e execução desses projetos, contribuíram  para o seu aprendizado de forma interdisciplinar. Laís, que hoje cursa a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) é uma das responsáveis pelo projeto “A poluição do Rio Salgado no município de floresta Azul: Causas e consequências”, premiado na III Feciba e representou a Bahia neste mesmo ano, na  Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace).


“Foi super importante para o meu crescimento pessoal, e contribuiu bastante para o enriquecimento do meu vocabulário, pois teve que ler vários livros e artigos científicos para elaboração do projeto, o que refletiu positivamente no momento da seleção no Enem, bem como na escrita da redação”, disse Lais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário