segunda-feira, 19 de maio de 2014

Estudantes da Educação Profissional realizam Semana de Enfermagem

Estudantes do curso técnico em Enfermagem dos Centros Territoriais e Estaduais da  capital e do interior estão realizando diferentes atividades em comemoração a 75ª Semana Brasileira de Enfermagem e, em especial, ao dia do técnico em Enfermagem, celebrado amanhã (dia 20/05). São palestras, oficinas, minicursos, visitas técnicas e prestação de serviços gratuitos à comunidade, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de vacinas, entre outros. Por meio destas ações, os estudantes aliam teoria e prática, compreendem melhor a técnica, a importância e o valor social da futura profissão.


Em Feira de Santana, acontece amanhã (dia 20/05), das 8h às 17h, no Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão (CETEP),  a Semana de Enfermagem cujo tema será “Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar”. Os estudantes estarão envolvidos na prestação de serviços gratuitos a comunidade, a exemplo de aferição da pressão arterial e teste de glicemia, além de estarem disponibilizando orientações sobre bons hábitos alimentares e a importância da prevenção para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Também poderão assistir palestras sobre ética e prática profissional da equipe de enfermagem; importância da assistência de enfermagem domiciliar; condições de trabalho do profissional de enfermagem; atualização dos cuidados de enfermagem frente ao paciente portador de feridas. As palestras serão ministradas por profissionais do município.

Com o tema “A segurança do paciente como dimensão da qualidade do cuidado de saúde: um olhar da enfermagem” a 3º Semana de Enfermagem, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), em Barreiras, começa amanhã (dia 20/05) e prossegue até sexta-feira (dia 23/05).  A palestra de abertura terá como destaque a importância da Nutrição no tratamento de úlcera por pressão.

Na quarta, quinta e sexta-feira (dias 21/05, 22/05 e 23/05), das 9h às 22h, serão realizados minicursos sobre diferentes temas que envolvem a enfermagem: prevenção e tratamento de úlcera; técnica de curativo; segurança e cuidados de enfermagem do cliente no perioperatório; cuidados de Enfermagem na troca dos instrumentos hospitalares para evitar infecção hospitalar; a segurança do paciente e profissional frente à coleta e a identificação de exames; a importância da comunicação entre a equipe interdisciplinar, entre outros. As palestras serão ministradas por profissionais de instituições do município.

Em Salvador, cerca de 100 estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Sant'Anna (CEEP) participam amanhã (dia 20/05), de uma visita técnica ao Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, situado no Pelourinho. Na oportunidade, eles irão conhecer um pouco mais sobre o processo histórico do profissional da enfermagem no Brasil e no mundo.

Os estudantes do CEEP em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, também estarão realizando amanhã (dia 20/05) e quarta-feira (dia 21/05), das 8h às 22h, no próprio Centro, ações voltadas para as comemorações. Serão realizadas palestras sobre o perfil e atribuição do técnico em Enfermagem e o as perspectivas do técnico em Enfermagem no mundo do trabalho. Na programação constam oficinas sobre sexualidade e saúde sexual; biosegurança, além de minicursos sobre sinais vitais; parada cardiorrespiratória e técnicas de administração de medicação. Como prestação de serviços a comunidade e sob orientação dos professores, os estudantes estarão realizando atualização do cartão vacinal aplicando vacinas como, por exemplo, Influenza, HPV, febre amarela, hepatite B, tétano, tríplice viral.

Outras ações- No CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano, em Alagoinhas, os estudantes realizaram entre domingo (dia 12/05) e quinta-feira (dia 15/05), uma série de palestras voltadas para a própria comunidade estudantil que contemplaram as seguintes temáticas: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Em parceria com 3ª Dires (Diretoria Regional de Saúde) e sob a orientação dos professores, os estudantes aplicaram vacinas contra a Influeza (gripe). Ao todo foram 329 pessoas foram beneficiadas com a prestação de serviços gratuitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário