A troca de experiências irá possibilitar que os estudantes vivenciem conteúdos e práticas da futura profissão, conforme prevê a Educação Profissional que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Durante a vista técnica à propriedade, os estudantes observaram práticas de manejo do solo e da água. Os estudantes utilizaram o PHmetro útil para medir a acidez ou alcalinidade da água (PH) e aparelhos que determinam o percentual de umidade do solo.
Já os estudantes do 4°ano do curso técnico de nível médio em Agropecuária, da mesma unidade, em Irecê, durante visita técnica, conheceram um pouco mais sobre a realidade da comunidade de Mirorós, situada no município de Ibipeba. Acompanhados por professores do curso, os futuros técnicos conheceram os lotes de irrigação do Distrito de Irrigação e Produção de Mirorós (DIPIM). Aprofundaram os conhecimentos sobre gestão ambiental, extensão rural, fruticultura, irrigação, dentre outros. Além disso, visitaram a Barragem de Mirorós responsável pelo abastecimento de 14 municípios e observaram de perto o problema da seca, a pior nos últimos 30 anos na Bahia.
Inaugurada há mais de 28 anos, a Barragem de Mirorós nunca esteve com o nível de água tão baixo. Atualmente, o reservatório conta apenas com 8% do volume normal de armazenamento. Impressionado com o que viu, o estudante Marcos Inácio, 27, afirma que a situação é complicada e sem água a qualidade de vida da população fica comprometida. “Existem formas de melhorar, mas é difícil. Vi moradores cavando poços sem encontrar nada. Os agricultores estão perdendo tudo. Estabelecer um controle maior da água e evitar as queimadas pode ser um caminho”, disse.
O professor de Geografia, Carlos Ney, reforça que a prática é fundamental para a ampliação do conhecimento dos estudantes, sobretudo, porque a Educação Profissional da rede estadual tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. “A prática é fundamental para a ampliação do conhecimento. E o contato com a comunidade é uma forma de fortalecer também a formação cidadã dos estudantes. Contribuir com a comunidade, estar em contato com ela, é uma experiência muito positiva. É uma troca fundamental”, disse.
Já os estudantes do 4°ano do curso técnico de nível médio em Agropecuária, da mesma unidade, em Irecê, durante visita técnica, conheceram um pouco mais sobre a realidade da comunidade de Mirorós, situada no município de Ibipeba. Acompanhados por professores do curso, os futuros técnicos conheceram os lotes de irrigação do Distrito de Irrigação e Produção de Mirorós (DIPIM). Aprofundaram os conhecimentos sobre gestão ambiental, extensão rural, fruticultura, irrigação, dentre outros. Além disso, visitaram a Barragem de Mirorós responsável pelo abastecimento de 14 municípios e observaram de perto o problema da seca, a pior nos últimos 30 anos na Bahia.
Inaugurada há mais de 28 anos, a Barragem de Mirorós nunca esteve com o nível de água tão baixo. Atualmente, o reservatório conta apenas com 8% do volume normal de armazenamento. Impressionado com o que viu, o estudante Marcos Inácio, 27, afirma que a situação é complicada e sem água a qualidade de vida da população fica comprometida. “Existem formas de melhorar, mas é difícil. Vi moradores cavando poços sem encontrar nada. Os agricultores estão perdendo tudo. Estabelecer um controle maior da água e evitar as queimadas pode ser um caminho”, disse.
O professor de Geografia, Carlos Ney, reforça que a prática é fundamental para a ampliação do conhecimento dos estudantes, sobretudo, porque a Educação Profissional da rede estadual tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. “A prática é fundamental para a ampliação do conhecimento. E o contato com a comunidade é uma forma de fortalecer também a formação cidadã dos estudantes. Contribuir com a comunidade, estar em contato com ela, é uma experiência muito positiva. É uma troca fundamental”, disse.
PARABÉNS A ESSA UNIDADE DE ENSINO, REALMENTE CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE QUALIDADE, AO MESMO TEMPO TÉCNICA E VOLTADA PARA A CIDADANIA E AMPLIAÇÃO DOS HORIZONTES DOS ESTUDANTES.
ResponderExcluir