terça-feira, 3 de abril de 2012

Estudantes da Educação Profissional são beneficiados com laboratório de informática

Os estudantes dos cursos técnicos em Informática, Manutenção e Suporte de Informática, Telemática e Rede de Computadores, do Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha, uma das unidades da Rede Estadual que ofertam Educação Profissional, estão sendo beneficiados com mais um laboratório de informática. Com isso, os 258 estudantes dos cursos têm melhores condições de aprendizagem e poderão conciliar teoria e prática na perspectiva de melhor se prepararem para exercer a futura profissão. A inauguração do laboratório ocorre no momento em que a comunidade estudantil comemora os 60 anos da unidade escolar. 

O laboratório possui 16 microcomputadores, impressora multifuncional, mesas de bancadas e ar condicionado. Para adequação do ambiente, foram realizados pequenos reparos como pintura, instalação de forro no teto e serviços elétricos. Por meio de recursos oriundos do Plano de Ação da Superintendência da Educação Profissional foram disponibilizados mais de R$ 34 mil para compra dos equipamentos, softwares e material de consumo de informática. Com recursos do Fundo de Manutenção de Assistência Educacional (FAED) foram investidos mais de R$ 20 mil na reforma da sala onde funciona o laboratório.

Os computadores possuem sistemas operacionais como linguagens de programação, sistema operacional para servidores, simulador de rede, entre outros necessários para o processo de ensino aprendizagem. Os estudantes aprenderão também a operacionalizar técnicas de eletroeletrônica, cadeamento estruturado e a manusear equipamentos necessários para estabelecer conexão de rede como roteadores, switch e pet painel. O acesso ao laboratório ocorrerá sempre sob a supervisão de um professor e o funcionamento será no horário das aulas ou em turnos opostos, a depender da necessidade.

O professor coordenador dos cursos técnicos, Antônio César Ramos, explica que “o laboratório possibilitará aos estudantes a oportunidade de se apropriarem de técnicas no ramo da informática, confrontando teoria e prática, construindo e reconstruindo o conhecimento na área da informação e comunicação, especificidades da matriz curricular do curso”, afirmou.

Judite Sant'Anna Lima, diretora da unidade, avalia que investimentos na infraestrutura e compra de equipamentos são fundamentais para qualificação dos estudantes, sobretudo porque na Educação Profissional da Bahia, o trabalho é princípio educativo e a intervenção social um princípio pedagógico. “É um momento importantíssimo para a educação, não somente da nossa escola, mas também do Território do Sisal. Conquistas como estas mostram o nosso comprometimento com o trabalho realizado no dia a dia e confirmam que temos uma educação de qualidade, com um olhar diferenciado, voltado para o trabalho e para a vida cidadã. É uma honra para nós comemorarmos os 60 anos do Colégio Estadual Rubem Nogueira formando jovens e adultos para Educação Profissional tendo esse suporte das novas tecnologias”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário