terça-feira, 31 de agosto de 2010

Novo Portal da Educação ultrapassa a marca de 1,3 milhão de visitantes

O Portal da Educação se consolida como uma ferramenta de comunicação e interação entre estudantes, professores, gestores da rede pública de ensino estadual, além de apresentar à sociedade notícias, ações e projetos voltados para a área educacional. Os números de acessos comprovam a receptividade que a ferramenta possui. Reformado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o novo portal está há quatro meses no ar e contabiliza mais de um milhão e trezentas mil visitas, com cerca de 18 mil acessos/dia.

O espaço virtual da Secretaria conta com apoio e participação efetiva dos servidores. "O portal é moderno, uma boa proposta de integração e um canal ativo de comunicação com a escola, com os gestores e com os próprios alunos. Ele explora as mídias como um todo e democratiza o acesso às informações da secretaria, com transparência. Acompanho as notícias e utilizo muito o Fale Conosco", considera Teresa Cristina Resende, diretora da escola Getúlio Vargas, localizada no Barbalho, em Salvador.

O Portal da Educação também é utilizado como fonte de informação sobre cursos e outras atividades voltadas para a capacitação de professores. "Acho a iniciativa muito interessante, bem informativa. Encontro notícias e informações sobre bons cursos. Já participei dos Jogos Estudantis, Capoeira e PSE (saúde)", afirma Mário Sérgio Pinheiro, professor de educação física da rede estadual.

Entre os destaques do portal, está o Ambiente Educacional Web, que possibilita que estudantes e professores tenham acesso a conteúdos digitais e ambientes virtuais de aprendizagem. O conteúdo educacional começou a ser publicado após a equipe da Secretaria vencer um edital do Ministério da Educação para a produção de conteúdos ligados à Física, em parceria com a equipe do professor Paulo Ramos, da Uneb. Hoje, o estudante dispõe de todo o conteúdo da disciplina em forma de softwares, programas de vídeo, áudio e jogos. As demais disciplinas também já fazem parte do ambiente educacional.

O estudante, que contribui ativamente com sugestões, também tem acesso ao chamado Professor Web. A ferramenta, a cada semana, oferece dicas e desvenda os mistérios da Física. Além disso, o internauta encontra informações específicas para professores, notícias variadas e acompanhamento de períodos para o estudante, como o processo de matrícula e sorteios eletrônicos. O endereço eletrônico também é uma porta de entrada para as redes sociais que a Secretaria utiliza, como Twitter e Orkut.

Pluralidade –

O Portal abrange um conteúdo educacional amplo e extrapola a esfera estadual, se consolidando como um difusor de conhecimentos variados sobre educação. No espaço virtual, estudantes e professores encontram informações sobre ações do Ministério da Educação e outros conteúdos que estão relacionados e que possam despertar interesse na área. A pluralidade de informações faz com que o tempo médio de visita seja de quatro minutos e quarenta e cinco segundos, considerado muito bom para a rede, com uma taxa de retorno de 44% em visitas. As cidades de Salvador, Feira de Santana, Caetité e Itabuna são as que mais acessam o Portal da Educação.

De acordo com o Coordenador de Modernização da Secretaria da Educação, Sérgio Miranda, a evolução do espaço virtual da Secretaria é notável. "Se compararmos com o nosso portal anterior, podemos dizer que foi feita uma revolução. Reflete muito da nova gestão da Secretaria, que dá uma atenção especial à escola. Além disso, a vida e a morte de um portal passa pela sua capacidade de atualização. E nós fazemos isso. Ele foi construído para atingir públicos diversos. E o crescimento no número de acessos comprova isso", considera.

Entre as próximas ações da equipe do Portal da Educação está a de criar uma grande rede de e-mails com professores e alunos, estreitando o processo de comunicação. "É importante ter esta relação direta, buscar alunos e professores como parceiros. Este é um grande projeto e tem uma importância fundamental para o nosso portal", afirma Sérgio Miranda.

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de receber informações acerca do curso tecnico em enfermagem da cidade de Itaberaba, bem como o andamento do seu laboratório.
    Aguardando as informações.Agradeço!
    Rafaela Fonseca

    ResponderExcluir