Sabe aquele computador que está abandonado, empoeirado, que você pensa que não serve mais para nada? Os estudantes do 2º ano do curso Técnico em Informática, do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP do Semiárido), em São Domingos, estão encontrando soluções tecnológicas para o reaproveitamento. Por meio de oficinas de metareciclagem, estão descobrindo que peças ultrapassadas podem ser reutilizadas de várias maneiras, seja na transformação em artigos de decoração e em brinquedos ou para a reposição em máquinas defeituosas.
Uma das experiências mais recentes dos/as estudantes foi a oficina de metareciclagem na Casa Brasil de Valente, uma iniciativa do Governo Federal que tem por finalidade promover inclusão digital, cidadania, cultura e lazer às comunidades de baixa renda. O objetivo da oficina, segundo o professor Toni Carvalho, foi possibilitar que os futuros técnicos aplicassem o aprendizado das salas de aulas de uma outra maneira: descobrindo novas possibilidades de reapropriação das tecnologias.
Durante a oficina, os estudantes participaram de uma palestra sobre o tema metareciclagem ministrada por técnicos do laboratório da Casa Brasil e depois trabalharam para exercitar e conhecer. Fizeram a análise das peças, sobre como poderiam ser reutilizadas, montaram e fizeram funcionar computadores que estavam quebrados. A estudante Sandy Érica dos Santos Silva, disse que a experiência é valiosa, “só tem acrescentar ao que já é aprendido na escola”.
O diretor do CEEP do Semiárido, Crispim Nelson dos Santos, destacou que esse tipo de atividade é fundamental por aliar teoria e prática. Além disso, o trabalho é princípio educativo para o Plano de Educação Profissional da Bahia. Ao mesmo tempo em que os/as estudantes estão sendo preparados para o mundo do trabalho, a participação em oficinas como a de metareciclagem possibilita que tenham a visão de mundo ampliada. Por exemplo, eles/as poderão desenvolver uma maior consciência ambiental quanto à destinação destas peças ao fazer reciclagem e a destinação correta dos resíduos sólidos, evitando assim, futuros dados à natureza.
Uma das experiências mais recentes dos/as estudantes foi a oficina de metareciclagem na Casa Brasil de Valente, uma iniciativa do Governo Federal que tem por finalidade promover inclusão digital, cidadania, cultura e lazer às comunidades de baixa renda. O objetivo da oficina, segundo o professor Toni Carvalho, foi possibilitar que os futuros técnicos aplicassem o aprendizado das salas de aulas de uma outra maneira: descobrindo novas possibilidades de reapropriação das tecnologias.
Durante a oficina, os estudantes participaram de uma palestra sobre o tema metareciclagem ministrada por técnicos do laboratório da Casa Brasil e depois trabalharam para exercitar e conhecer. Fizeram a análise das peças, sobre como poderiam ser reutilizadas, montaram e fizeram funcionar computadores que estavam quebrados. A estudante Sandy Érica dos Santos Silva, disse que a experiência é valiosa, “só tem acrescentar ao que já é aprendido na escola”.
O diretor do CEEP do Semiárido, Crispim Nelson dos Santos, destacou que esse tipo de atividade é fundamental por aliar teoria e prática. Além disso, o trabalho é princípio educativo para o Plano de Educação Profissional da Bahia. Ao mesmo tempo em que os/as estudantes estão sendo preparados para o mundo do trabalho, a participação em oficinas como a de metareciclagem possibilita que tenham a visão de mundo ampliada. Por exemplo, eles/as poderão desenvolver uma maior consciência ambiental quanto à destinação destas peças ao fazer reciclagem e a destinação correta dos resíduos sólidos, evitando assim, futuros dados à natureza.
Alguém pode mim dizer qual é a matriz curricular do CETEP, e como é procedido as aulas?
ResponderExcluirÉ semastral?
Pode pegar matérias como numa faculdade?
Prezado!
ResponderExcluirExistem três modalidades de cursos ofertadas na rede. Em todas elas as aulas são ministradas de segunda a sexta e, às vezes, aos sábados dependendo da unidade. Quanto à matriz curricular do curso, a sugestão é que você entre em contato com o CETEP do Sisal, localizado na Av. Cidade de Araci, s/n, Seerrinha ou ligue: 75) 3261-2331.
Quanto às modalidades seguem maiores esclarecimentos:
Ensino Médio Integrado - cursos de Educação Profissional técnica, que são integrados ao ensino médio e que têm duração de quatro anos, voltados para quem terminou o ensino fundamental. Nestes cursos, a formação integra a Educação Básica à Educação Profissional, desde o primeiro ano, e, após a conclusão, o formando pode prosseguir os estudos na educação superior e/ou, como detentor de um diploma de técnico de nível médio, adentrar o mundo do trabalho em condições muito mais favoráveis.
Subsequentes – cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio e volta à escola para fazer a formação profissional. Estes cursos duram de um ano e meio a dois anos, dependendo do eixo tecnológico e ocupação a que eles se destinam.
PROEJA – cursos direcionados a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos. Esta modalidade integra Educação Profissional de nível técnico ou Formação Inicial e Continuada (FIC) com elevação da escolaridade aos níveis fundamental e médio. Estes cursos duram de dois a três anos, dependendo do eixo tecnológico e ocupação a que eles se destinam.