quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bahia participa de Colóquio sobre Educação Profissional e Inovação em Brasília

Quais são os rumos da Educação Profissional, técnica e tecnológica diante das perspectivas econômicas e sociais do país? Quais os desafios para a formação de trabalhadores para a sociedade do conhecimento e para a inovação? Estes são alguns dos questionamentos que gestores-educadores de todo o país irão tentar responder durante o Colóquio Educação Profissional e Inovação, nesta quinta-feira (dia 12), em Brasília. O evento será realizado pelo Observatório da Equidade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República. A Bahia estará representada pela Superintendência da Educação Profissional do Estado.

Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional do Estado, explica que uma das ações do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico da Presidência da República é incluir a Educação Profissional no Plano de Desenvolvimento Social e Econômico do Brasil. “É a primeira vez que a Educação Profissional é vista como um valor estratégico e não uma educação de segunda classe. Quando a Educação Profissional entra Plano de Desenvolvimento Social e Econômico do Brasil, é parte constituinte das ações de desenvolvimento do país. A Bahia se antecipou a isso, ao adotar a integração Trabalho, Educação e Desenvolvimento, como diretriz da Educação Profissonal no Estado”, avalia.

Esse processo de incluir a Educação Profissional no Plano de Desenvolvimento Social e Econômico do Brasil, traz implicações muito positivas para a Bahia, segundo Lima. Primeiro porque há um esforço em consolidar, cada vez mais, a Educação Profissional na Bahia, possibilitando qualificação e formação profissional para os jovens e trabalhadores. Depois porque a oferta de vagas e de cursos está alinhada com as demandas, cada vez maiores do mundo do trabalho, decorrentes dos investimentos feitos e do desenvolvimento socioeconômico e ambiental alcançado na Bahia. “Isso quer dizer que quanto mais oportunidades forem criadas para que os jovens tenham uma profissão, mais chances terão de serem beneficiados com o crescimento e o desenvolvimento da Bahia que avança em alinhamento com o desenvolvimento do Brasil”.

Para o superintendente, as discussões do Colóquio Educação Profissional e Inovação contribuirão para com o fortalecimento da política pública de Educação Profissional da Bahia. “Vai ser uma troca de experiências muito valiosa sobre temas que estão na nossa pauta como as Políticas e Sistemas de Formação para a inovação e Desafios para a formação de trabalhadores para a inovação”, assegurou.

Programação
A abertura do Colóquio Educação Profissional e Inovação será feita pelos conselheiros Clemente Ganz Lúcio, Antoninho Trevisan e pelo Secretário-Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Elias. A primeira Mesa do evento debaterá as “Políticas e sistemas de formação para a inovação” e contará com as presenças de Ronaldo Mota (Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT), Eliezer Moreira Pacheco (Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC) e Alberto Borges de Araújo (Assessor da Direção Geral do SENAI - Departamento Nacional).

Na parte da tarde, o tema será “Desafios para a formação de trabalhadores para a inovação” e conta com os seguintes palestrantes: Dora Montenegro (Diretora de Projetos e Ações Sociais do Instituto Internacional de Neurociências de Natal); Jacques Marcovitch (Câmara Americana de Comércio - AMCHAM); Tatiana Deane Abreu de Sá (Diretora-Executiva da EMBRAPA); Eduardo Leão (Diretor-Executivo da ÚNICA) e Elio Neves (Presidente da FERAESP).

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site http://www.cdes.gov.br e as inscrições podem ser feitas pelo email cdes@planalto.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário