sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SEC faz matrícula para vagas residuais de cursos subsequentes

A Secretaria da Educação do Estado realiza até a próxima quarta-feira (dia 10) a matrícula para as vagas residuais dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de educação, modalidade subseqüente. Devem se matricular candidatos que no sorteio eletrônico estavam na lista de reserva e de acordo com o saldo de vagas por Centro Estadual, Territorial e unidades que ofertam Educação Profissional. A lista com o número da classificação dos candidatos que estão aptos para fazer a matrícula das vagas residuais por unidade pode ser acessada no site da secretaria: www.sec.ba.gov.br.

Para efetuar a matrícula, o aluno deve se dirigir ao Centro Estadual, Territorial ou unidade de Educação Profissional para o qual se inscreveu e participou do sorteio eletrônico. Deve levar a seguinte documentação: cópia do CPF, cópia do histórico escolar e cópia da cédula de identidade, sendo necessária a apresentação dos originais para a devida autenticação e duas fotos 3/4. Os que concluíram o ensino médio em 2009, podem apresentar atestado de conclusão de curso, além dos demais documentos.

As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 22 de fevereiro. No último sorteio eletrônico foram ofertadas 6.810 vagas em mais de 30 diferentes cursos da Educação Profissional na Bahia, entre eles os de enfermagem, segurança no trabalho, agroecologia, agroindústria, cafeicultura, agricultura, meio ambiente, pesca, eletromecânica, eletrotécnica, eletrônica, produtos minerais, petroquímica, química, edificações, linguagem de programação, produção de moda, vendas, logística, análises clínicas, nutrição, administração e biocombustíveis.

INCLUSÃO - O superintendente de Educação Profissional da SEC, Almerico Lima, explicou que há uma grande preocupação do Estado no sentido de adequar esses cursos às demandas sociais, econômicas e ambientais do mundo do trabalho. Por isso, a proposta pedagógica do Plano de Educação Profissional da Bahia, aponta o trabalho como princípio educativo, investe em práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras e na atualização das matrizes curriculares.

“Embora a ênfase do Plano da Educação Profissional da Bahia seja o ensino médio integrado - para alunos egressos do ensino fundamental público - e Proeja - para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental -, estamos ofertando cursos subseqüentes como forma de atender ao jovem que concluiu o ensino médio de formação geral e que procura uma profissão”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário