quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Matrículas para ensino médio integrado à Educação Profissional até 31 de março

Ainda há tempo para os jovens interessados em cursar o ensino médio e, ao mesmo tempo, fazer um curso técnico na rede estadual de ensino. Estão abertas, até o dia 31 de março, as matrículas para o ensino médio integrado à educação profissional. Já foram matriculados, desde 15 janeiro, 33.475 alunos. Mas há vagas residuais, que poderão ser ocupadas até o último dia da matrícula, de segunda a sexta, das 8h às 18h, nos 233 postos informatizados, distribuídos em todo o estado. Desses 21 estão localizados em Salvador e Região Metropolitana. Confira o endereço dos postos no site www.sec.ba.gov.br/matricula.

Ao todo, 78 escolas da rede estadual ofertam cursos técnicos de nível médio integrado à educação profissional, sendo 43 em Salvador e Região Metropolitana. Um bom exemplo é a Escola Estadual Azevedo Fernandes, localizada no Pelourinho, que oferece vagas na modalidade de Guia de Turismo.
Os cursos têm duração de quatro anos e são direcionados para quem terminou o ensino fundamental (8ª série). Os alunos têm, além de todo o conteúdo do ensino médio, disciplinas técnicas e estágio. A grande vantagem é que, ao concluir o ensino médio, o estudante passa a ter uma formação técnica e condições mais favoráveis para o ingresso no mundo do trabalho.

Para se matricular no ensino médio integrado à Educação Profissional, o aluno deve apresentar os seguintes documentos: original e fotocópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, original do histórico escolar e assinatura do responsável, se tiver menos de 18 anos, além de duas fotos 3x4 recentes.

Entre os cursos ofertados estão: Agropecuária, Informática, Logística, Operações Comerciais, Infraestrutura, Música, Web Design, Turismo, Alimentos, Panificação, Calçados, Petróleo e Gás, além de Mecânica e Eletrotécnica.

Avanços - A Educação Profissional é uma das áreas que mais avançou no Estado nos últimos três anos e é prioridade do atual governo, que vem revolucionando o modo de pensar e fazer a Educação Profissional. O Plano de Educação Profissional vem sendo implementado desde 2008, e os avanços são expressivos: em 2006, a oferta era de quatro mil vagas, este ano, saltou para 30 mil vagas. A meta é chegar a 42 mil estudantes matriculados até o final de 2010. Um incremento de mais de 1.000%.

A Secretaria da Educação oferece 42 cursos de Educação Profissional em 113 unidades instaladas em 83 municípios, atendendo a todos os 26 Territórios de Identidade. Os cursos atendem às especificidades regionais e demandas socioeconômicas e ambientais da Bahia, como, por exemplo, cursos de Química, Petroquímica e Biocombustível, na região de Camaçari.
Em Salvador e Região metropolitana, a Secretaria da Educação conta com cinco centros estaduais de Educação Profissional. O desafio do governo é, até 2011, ofertar 70 mil matrículas de Educação Profissional.

Fonte: ASCOM - SECRETARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário