quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Professora Thacila de Menezes do CETEP Baixo Sul desenvolve projeto que beneficia comunidades carentes em Gandu

Foto: acervo pessoal
O desafio de exercitar os conteúdos estudados nas aulas teóricas da disciplina de Parasitologia motivou Thacila de Menezes Vilas Novas, professora do curso técnico em Análises Clínicas do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, no município de Gandu, a criar o projeto ‘Comunidade sem Parasitose’. A ação consiste em proporcionar, gratuitamente, para as comunidades carentes do município a realização de exames parasitológicos de fezes.

A prática é realizada desde a fase pré-analítica, por meio da sensibilização feita pelos estudantes nas comunidades, realizando a entrega de folders e distribuindo gratuitamente os coletores, para posterior coleta, manipulação e análise das amostras coletadas. A análise das coletas é realizada no próprio laboratório do CETEP. Após as análises, são disponibilizados os laudos dos exames carimbados pela docente biomédica. “Para os nossos estudantes, o principal beneficio com a realização deste projeto é a sensibilização com a prestação de um serviço social de grande impacto, além da solidificação dos conhecimentos obtidos em sala de aula”, explicou a professora.

Foto: acervo pessoal
A estudante Manoele Ribeiro Menezes reforça a importância de participar do projeto. “Está sendo bastante proveitoso participar dessa ação, pois estou obtendo mais experiência com relação aos procedimentos de parasitologia, que é uma atividade realizada em todos os laboratórios da nossa cidade. Graças à professora Thacila, tivemos a oportunidade de realizar uma ação social tão importante para o nosso município”, comemorou a estudante.



Além de ser realizado nas comunidades carentes, o projeto “Comunidade sem Parasitose” é realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Gandu. “O trabalho realizado pela professora Thacila é de extrema importância para o nosso Centro, pois oportuniza a relação entre as atividades teóricas e práticas, aprofundando os conhecimentos e promovendo a integração entre os estudantes e professores com a comunidade local”, salientou a professora Jusseandre Santana, diretora do CETEP do Baixo Sul.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário