quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Estudantes apresentam projetos em feiras de Educação Profissional


Alunos da rede estadual de Educação Profissional participam nesta semana de uma série de atividades para apresentação de projetos desenvolvidos nos cursos técnicos. Até esta quinta-feira (29), acontece a VI Semana de Educação Profissional, no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep), em Caetité, na região centro sul. Na mesma data, ocorre a I Mostra de Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido, em São Domingos, no nordeste.


“O projeto começa a ser desenvolvido no início do ano, quando orientamos os alunos sobre o tema. A partir daí, são trabalhadas as ideias em sala de aula. Então, nesta semana eles apresentam o resultado de maneira prática dos estudos desenvolvidos sobre o tema, de preferência um produto que tenha uma intervenção social”, explica a diretora do Cetep do Sertão Produtivo, Rosany Kátia.

A equipe do estudante do 2º ano, do curso técnico de Edificação, Gustavo Castro, criou uma Ecovila que propõe o uso de argila e garrafa pets para a construção de casas. “O concreto em toda sua rede de produção é bastante poluidor, por isso, criamos, por meio de maquete, uma proposta mais responsável ambientalmente. Ficamos empolgados com essa possibilidade de trazer algo que contribua com a conservação do meio ambiente”.

A reciclagem foi o assunto abordado no trabalho da equipe da estudante Raquel Pereira, 4º ano do curso técnico em Administração, que contou com a parceria de uma empresa da região. “Fizemos um projeto para as pessoas puderem trocar produtos recicláveis por horas gratuitas de acesso à internet e unisse as cooperativas, e está dando muito certo, pois percebemos que, quando as pessoas são estimuladas, elas participam ativamente dos projetos.”


Eventos 
Ainda nesta quinta, no Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira (Ceep Amev), em Ilhéus, o IV Seminário do Curso Técnico de Comércio, a II Feira do Empreendedor
e o III Workshop da Educação Profissional de Jovens e Adultos, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. 

O Cetep do Baixo Sul, em Gandu, realiza a Mostra de Projeto de Intervenção Social, que envolve os alunos do 4º ano do curso técnico em Nutrição e Dietética, tendo como público-alvo os alunos de 9º ano da Escola Municipal Ceres Libânio. Os estudantes terão palestras e orientações sobre saúde e nutrição.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário