quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Professor Hélder Castro incentiva estudantes a produzirem livro

Foto: Arquivo pessoal
Para valorizar o trabalho de pesquisa feito pelos estudantes e compartilhar o conhecimento adquirido em sala de aula, o professor Hélder Castro Silva decidiu elaborar um livro que reúne artigos produzidos pelos próprios alunos. A publicação intitulada, ‘A atividade de mineração nos municípios de Caetité e Lagoa Real: uma abordagem socioambiental, econômica e política, sob a ótica dos alunos do curso Técnico de Mineração do Cetep do Sertão Produtivo’, é feita com estudantes do último ano do curso Técnico em Mineração, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, localizado no município de Caetité.

"A experiência de escrever um artigo científico vai contribuir muito para a minha formação profissional”, estudante Caline de Matos Costa

Para o professor Hélder, o projeto alia a teoria à prática e estimula os estudantes à aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Os alunos têm um contato direto com os profissionais que já atuam na área, trocam experiências e adquirem ganhos significativos na qualificação profissional, uma atividade importante para estes estudantes que, em breve, serão inseridos no mercado de trabalho”, ressaltou.

Foto: Arquivo Pessoal
A obra destaca a importância dos minerais na economia brasileira e dos efeitos da mineração sobre o patrimônio natural e na vida da população local, explica o professor. “O avanço urbano, o desenvolvimento econômico e os problemas sociais e ambientais, na região, estão relacionados, diretamente, à história da mineração. Os artigos trazem, portanto, essa temática e apontam, ainda, medidas que devem ser tomadas para amenizar os problemas e impactos causados pela mineração local”, informa Hélder, acrescentando que a pretensão é socializar a obra em escolas, universidades, sindicatos, Secretarias de Meio Ambiente e Educação e entidades religiosas, para servir como referência bibliográfica.

A estudante Caline de Matos Costa, do 4° ano de Mineração, autora do artigo Recuperação das Áreas Degradadas da INB – Indústrias Nucleares do Brasil, destaca: “este trabalho de pesquisa é muito importante para o nosso aprendizado, fizemos visitas técnicas e participamos de palestras para aprimorar o que já é trabalhado em sala de aula. A experiência de escrever um artigo científico vai contribuir muito para a minha formação profissional”, declarou.

“O projeto de produção do livro representa a oportunidade de apresentação à comunidade de todo o conhecimento assimilado pelos estudantes durante seu processo de formação técnica, envolvendo saberes cognitivos, éticos e profissionais. Possibilita a livre expressão, praticando conceitos de metodologia científica e enfatizando a realidade da mineração no Território Sertão Produtivo”, destacou a diretora do Ceteo, Rosany Kátia Vilasboas.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário