quinta-feira, 29 de março de 2012

Fórum chega a 10 mil inscritos

Faltando ainda dois meses para o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado de 28 de maio a 1º de junho em Florianópolis, o evento já atingiu a previsão inicial de 9 mil inscritos. Com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, o Fórum já conta com importantes nomes na sua programação como o mexicano Enrique Leff e os americanos John “Maddog" Hall e Richard Matthew Stallmann. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site www.forumedutec.org

quarta-feira, 28 de março de 2012

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática terminam na próxima sexta-feira

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) chega a sua 8ª edição. Com o tema “Somando novos talentos para o Brasil”, o evento tem como proposta estimular o estudo da disciplina proporcionando um entrosamento entre alunos e professores de diversos lugares e regiões do país. A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia incentiva a participação dos estudantes dos cursos técnicos de nível médio em atividades como esta, pois acredita que a pesquisa e diferentes formas de articulação entre trabalho, ciência e tecnologia contribuem para a formação integral dos estudantes. 

terça-feira, 27 de março de 2012

Concursos públicos abrem novas vagas para técnicos de nível médio

A inserção no mundo do trabalho é um dos objetivos de jovens e trabalhadores que concluíram ou estão concluindo os cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia. Os concursos públicos são uma das oportunidades existentes e são muitas as vagas ofertadas na Bahia e em âmbito nacional.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Estudantes da Educação Profissional comemoram Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (dia 22), os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e as unidades que ofertam cursos técnicos de nível médio desenvolvem uma programação especial para alertar à comunidade sobre a necessidade da adoção de medidas voltadas ao cuidado e proteção das nascentes, rios e lagos. As atividades envolvem estudantes de diferentes cursos técnicos de nível médio. São visitas técnicas, palestras e distribuição de material informativo sobre os recursos hídricos e que fazem parte da proposta pedagógica da Educação Profissional de formar sujeitos de direitos, profissionais responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade onde vivem.

CETEP Portal do Sertão forma novos Técnicos em Enfermagem e Informática

O Centro Territorial de Educação Profissional Portal do Sertão, em Feira de Santana, formará nesta quinta-feira (dia 22), suas primeiras turmas de técnicos de nível médio em Enfermagem e Informática. A solenidade de colação de grau será às 19h, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. 

quinta-feira, 15 de março de 2012

Estado, prefeituras e sociedade civil constroem modelo de gestão do Pronatec - Brasil Sem Miséria

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) escolheu a Bahia como o primeiro estado a coordenar a gestão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Brasil Sem Miséria. O Ministério pretende aplicar o “modelo baiano” nos demais estados.
A cooperação entre o Governo Federal, o Governo do Estado e as prefeituras começa nesta quinta-feira, dia 15, quando os 43 municípios baianos selecionados pelo MDS conhecerão a nova estratégia federal no campo da profissionalização, que tem como compromisso a capacitação de 1,1 milhão de pessoas até o final de 2014.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Abertos concursos públicos para técnicos de nível médio na Bahia

Os concursos públicos são uma das oportunidades de inserção no mundo do trabalho para estudantes que estão concluindo ou já concluíram cursos técnicos de nível médio ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia. Pelo menos quatro concursos estão com vagas abertas, no Estado, para Técnicos em Mecânica, Enfermagem e Edificações. 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Estudantes da Educação Profissional são finalistas de Mostra de Talentos e Inovação em São Paulo

Três projetos desenvolvidos por estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional estão entre os finalistas da Mostra de Talento e Inovação da 10ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A Febrace será realizada de amanhã (dia 13) até sábado (dia 17), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Os projetos, usando tecnologias sociais, ou seja, tecnologias sustentáveis, de baixo custo, que beneficiam a comunidade, foram escolhidos entre 1.505 inscritos de todo o país.


sexta-feira, 9 de março de 2012

Ex-atletas baianos serão preparados para atuar na Copa do Mundo de 2014

Ex-atletas que marcaram época no esporte baiano voltarão às salas de aula. Em um projeto pioneiro no Brasil, eles serão preparados para atuar nos maiores eventos esportivos do país nos próximos anos: A Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas do Rio 2016. Mais do que isto, os ex-atletas serão formados numa nova profissão e ainda terão elevado seu nível de escolaridade com a conclusão da Educação Básica. A aula inaugural do curso Técnico em Lazer será hoje (dia 09), às 18h, no Fiesta, Itaigara. 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Estudantes da Educação Profissional celebram o Dia Internacional da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (dia 08), estudantes dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional realizam uma série de atividades com o objetivo de lembrar o sentido histórico da data e homenagear as estudantes, professoras e gestoras. Aproveitam também para evidenciar temais sociais e profissionais de interesse das mulheres. 

terça-feira, 6 de março de 2012

Terminam hoje matrículas para qualificação social e profissional integrada ao ensino fundamental

Os jovens e trabalhadores baianos com idade entre 18 e 29 anos de idade que não concluíram o ensino fundamental (8ª série) e estão fora da escola, têm até hoje (dia 06),  para se matricularem no Proeja Fundamental ofertado pela Secretaria da Educação do Estado. São cursos de qualificação social e profissional integrada ao ensino fundamental com os arcos ocupacionais: Telemática, Construção e Reparos I (Revestimento), Construção e Reparos II (instalações) Saúde, Alimentação, Agroextrativismo, Madeira e Móveis, Administração, Turismo e Hospitalidade, Pesca e Psicultura.

sexta-feira, 2 de março de 2012

CEEP do Semiárido forma primeira turma de Técnicos de nível médio

O Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido, em São Domingos, formará a primeira turma de técnicos de nível médio em Alimentos, Enfermagem, Meio Ambiente e Zootecnia. São 134 formandos que estão aptos a adentrar no mundo do trabalho e a atender às demandas socioeconômicas e ambientais do território de identidade e seus locais de origem.

Alagoas busca referência na Bahia para implantar Educação Profissional no Estado

A Secretaria da Educação e do Esporte do Estado de Alagoas está buscando na Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, elementos que subsidiem o desenvolvimento da Educação Profissional no Estado. Segundo a superintendente de Políticas Educacionais de Alagoas, Maria Valéria Barros de Lima, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia tornou-se referência não só para o Nordeste como para o Brasil.