terça-feira, 7 de maio de 2013

Discurso da oradora na Formatura da Educação Profissional

Educação Profissional
Yasmin Renner Besttei oradora da
Formatura da  Educação Profissional
É com alegria que nos reunimos aqui hoje para celebrar nossa formatura. Aguardamos por este momento há um longo tempo, mas aqui, agora, apesar do entusiasmo, não podemos evitar o sentimento de tristeza que toca nossos corações.



A despedida é necessária, não teremos mais uns aos outros todos os dias pela manhã, seja brigando, bagunçando, brincando, conversando e estudando, é claro.

Esta noite o caminho que trilhamos ate aqui se abre em um leque com inúmeras direções. Agora é nossa responsabilidade escolher o melhor a ser seguido daqui pra frente é a hora de se jogar de cabeça, de errar, de acertar, de se arrepender e arcar com as conseqüências; de aprender com os erros e de ter sucesso, de pensar grande, é nossa hora de fazer escolhas.

A vida não nos traz certezas, mas traz possibilidades, muitas vezes são decisões difíceis de tomar, e muitas vezes não queremos escolher sozinhos, mas esta é a vida e a gente aprende muito com ela. 

Aprendemos que podemos ser maiores e melhores do que somos, que as dificuldades que encontrarmos pelo caminho irão nos fortalecer para irmos em frente e que se acreditarmos nada pode nos deter. 

Aqui hoje estamos com o sentimento de que a missão foi cumprida, uma etapa de nossas vidas acaba aqui, e estamos prontos para encararmos novos desafios.  Hoje percebemos que já somos maiores do que imaginávamos, nesses 4 anos aprendemos mais que teorias, aprendemos como ser pessoas melhores, crescemos uns com os outros, brigamos e nos desentendemos ao longo do caminho, mas concluímos a missão, e fizemos isso juntos. 


Formandos comemoram a conquista 

Daqui pra frente nós escolheremos quem queremos ser, o caminho a ser seguido, e cada um seguirá o seu... Talvez, nos encontremos em alguma curva da vida, talvez não, eu espero que sim! 

Por que apesar de todas as nossas diferenças, nós vamos sentir falta uns dos outros, companheiros que nesses últimos quatro anos de histórias, e histórias não nos faltaram; um passeio de escuna super emocionante, uma ação mais que solidária no dia das crianças, discussões acaloradas em sala de aula, uma volta ao passado na Festa de Nossa Senhora da Boa Morte; uma viagem inesquecível pela Chapada Diamantina, a qual nos esforçamos muito para que de fato acontecesse . Juntos nós desbravamos mundos, dentro e fora da sala de aula, fizemos descobertas,  aprendemos e amadurecemos. Nós conseguimos!

Nunca fomos uma turma fácil, nós admitimos, e por isso, os nossos sinceros agradecimentos aos nossos professores. Nós gostávamos muito de exteriorizar nossos desagrados, mas somos realmente gratos por toda paciência e todo conhecimento que foi socializado ao longo destes quatro anos, não só os conteúdos das aulas, mas o conteúdo de vida, de experiência, e de exemplo humano. 

Eu acredito que não há um formando aqui presente que não irá lembrar os seus anos de curso sem que venha no pensamento um professor meio aloprado, um professor não muito querido, mas que sempre lutaram pelo melhor para turma, ou aquele que era de um profissionalismo invejável que nós até achávamos chato, mas que hoje sabemos nos mostrou como sermos  grandes profissionais; todos marcaram nossas vidas à seu modo e somos o que somos hoje em grande parte graças a vocês, professores que acompanharam nossa trajetória e nos fizeram enxergar longe e correr atrás do nosso futuro. Não poderíamos deixar de agradecer à Superintendência de Educação Profissional (Suprof), a Secretaria da Educação e o Governo do Estado que nos possibilitou o acesso a cursos técnicos de nível médio, de qualidade, numa escola pública de qualidade.

Existe uma frase de Isaac Newton que diz: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”. Por isso, muito obrigada, por tudo!  Outro importante agradecimento é sem duvida a nossa família, vocês sempre serão importantes no nosso desenvolvimento e o apoio incondicional foi e vai continuar sendo fundamental durante as nossas vidas, embora nem sempre queiramos admitir. Pais, mães, irmãos, avós, amores, agregados, a todos muito obrigada! 
Formatura da Educação Profissional da Bahia 

O nosso agradecimento também àqueles que, mesmo distantes, mas sempre presentes, nos quiseram bem e nos apoiaram nos bons e nos maus momentos. 
Dividam conosco os méritos desta conquista, porque ela também pertence a vocês. 

Aos colegas, os agradecimentos também, por tornarem esta fase das nossas vidas tão emocionantes e cheias de histórias, vocês se tornaram inesquecíveis e levaremos uma parte de cada um, sempre.

A partir de hoje, é com a gente! Que deste salão saiam grandes nomes, profissionais renomados, grandes pensadores, talvez alguns salvem vidas, talvez outros dêem vida a grandes obras, não sabemos o que vem pela frente é essa a hora de mudarmos o mundo! Ou ao menos o mundinho de cada um..., então, o conselho é que pensemos grande mesmo, afinal só saberemos tentando. 

Hoje escolhemos ser grandes, e amanhã, quem sabe, nos tornaremos gigantes! Contudo, acima de tudo sejamos felizes, meus colegas, meus amigos, por que é isso que realmente importa!  Hoje uma despedida se faz necessária antes que possamos nos encontrar outra vez. Que nossas despedidas sejam um eterno reencontro!

Muito Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário