quinta-feira, 16 de maio de 2013

CETEP Irecê realiza II Semana de Enfermagem com prestação de serviços à comunidade


O estudante João Pedro Feitosa, 21 anos, é uma dos participantes da II Semana de Enfermagem do CETEP de Irecê que começou na segunda-feira (dia 13) e  termina hoje (16), no próprio Centro. Além de se envolver em palestras e oficinas, ele e os colegas prestam serviços gratuitos à comunidade a exemplo da mediação da glicemia e da aferição da pressão arterial.  A atividade ressalta a intervenção social enquanto princípio pedagógico e o trabalho enquanto princípio na Educação Profissional da Bahia. Isso significa que ao aliar teoria e prática, os estudantes prendem a técnica e o valor social da profissão.


João Pedro já sabe bem o que isso. Para ele, o atendimento à comunidade possibilita que adquira mais conhecimento e desenvolva maiores habilidade para o futuro exercício profissional. Além disso, destaca a importância de poder ajudar, inclusive aos colegas do centro, na prevenção e em um possível diagnóstico de doenças como é o caso da diabetes.

 “Com o teste de Glicemia, a gente pode ver o nível de açúcar no sangue e saber se o paciente tem tendência a ter diabetes. A partir de então, passamos orientações para que tenha uma alimentação balanceada e pratique exercício físico”, recomenda.  
Oficinas também estão sendo realizadas sobre pulsão, imunização e emergência clínica. Equipes dos SAMU foram convidadas e falaram sobre atendimento de urgência e emergência e prestaram instruções sobre feridas, curativos e administração de medicamentos.

O centro está aberto das 8h às 22 horas e, até esta quinta-feira, estão sendo ministradas, durante os três turnos, palestras sobre questões cada vez mais comuns entre jovens e adolescentes, como: Depressão na adolescência, , gravidez na adolescência, bulling, ansiedade, aborto, os riscos do uso dos anabolizantes, distúrbios alimentares e as DST´s/Aids. Também são passadas informações sobre diferentes tipos de câncer (útero, boca, garganta, mama) e doenças como a meningite. 

Durante palestra, a enfermeira Nádia Oliveira, falou sobre Biosegurança, mostrando os cuidados que os técnicos em Enfermagem, assim como todos os profissionais de saúde, devem ter no cotidiano de trabalho, a exemplo do uso dos Equipamentos de Segurança. 
O diretor do CETEP Irecê, Raimundo Alberto Cavalcanti, disse que a atividade é interdisciplinar por isso beneficia e envolve estudantes de outros cursos técnicos como os de técnico em Agropecuária, Administração, Secretariado e Meio Ambiente. “Se ocorre uma palestra como esta sobre biosegurança, mesmo sendo direcionada para os estudantes do técnico em Enfermagem, é muito importante para os estudantes de Meio Ambiente porque também diz respeito ao futuro profissional deles. Se o tema é vacinação, fazemos questão que os estudantes de Agropecuária participem. Por isso a atividade é interdisciplinar”, comentar. 

O professor Carlos Ney avalia que a II Semana de Enfermagem do CETEP contribui significativamente para o desenvolvimento dos estudantes. “É importantíssima para o aprendizado e prática deles que aproveitam de forma intensiva esse conhecimento, principalmente a partir do contato com profissionais da área de enfermagem. Para eles, essa troca e essa experiência são fantásticas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário