quarta-feira, 6 de abril de 2011

Plano de Educação Profissional da Bahia forma 365 Técnicos de Nível Médio

Durante solenidade de formatura dos Técnicos de Nível Médio realizada ontem, (5), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o governador Jaques Wagner saudou os novos 365 técnicos de nível médio do Estado, formados pelo Plano da Educação Profissional da Bahia, contando sua historia de Vida. Ele relembrou o início de sua vida profissional, na década de 70, enfatizando a importância de ser formado pela Educação Profissional e como isto marcou sua atuação, no mundo do trabalho, sendo encanador industrial e técnico de manutenção em empresas no Centro Industrial de Aratu e no Pólo Petroquímico de Camaçari.


O evento contou com a presença de cerca de dois mil convidados dentre eles, pais, professores, funcionários das Unidades Escolares e de autoridades a citar: Osvaldo Barreto, secretario da Educação, Eva Chiavon, secretaria da Casa Civil, Nilton Vasconcelos, secretario de Trabalho, Emprego, Renda e Transporte, Dora Leal Rosa, reitora da Universidade Federal da Bahia, Deputada Kelly Magalhães, presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa da Bahia,Aylana Barbalho, presidente do Conselho Estadual de Educação, além do anfitrião da solenidade, Almerico Lima, Superintendente da Educação Profissional.


Os novos técnicos de nível médio concluíram o curso no final do ano passado e são oriundos de quatro centros estaduais e cinco unidades escolares que ofertam educação profissional em diversos bairros de Salvador. Além disso, cerca de 1300 técnicos se formaram nas unidades do interior do Estado.


O governador Jaques Wagner reafirmou o compromisso que tem com a expansão e consolidação da Educação Profissional: “ estamos investindo na Educação Profissional para responder ao momento especial em que vive o Brasil, que é o do desenvolvimento econômico com atrações de diversos investimentos. Aqui na Bahia temos, por exemplo, a construção da FIOL - Ferrovia Oeste Leste, obra que demanda trabalhadores qualificados e nós estamos qualificando vocês para atender a mercados como este”.


A formação dos estudantes foi pautada no Trabalho como principio educativo, proposta pelo Plano de Educação Profissional da Bahia. Ao concluir o curso, os técnicos de nível médio estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado.


O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, enfatizou que a Educação Profissional está em um momento de consolidação. “A Educação Profissional resgata a escola pública de qualidade. Hoje, temos uma rede construída e que está em momento de consolidação. Nosso esforço agora é aprofundá-la democraticamente”, explicou o secretário. Para finalizar o discurso,salientou a importância da educação na formação “de uma geração de jovens conscientes de uma perspectiva cidadã para suas vidas. As elites construíram o processo educacional excludente e racista. Estamos mudando isso”. Osvaldo Barreto, concluiu, reafirmando a meta de 84 mil vagas de Educação Profissional até 2014.


O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, prestou contas do andamento do Plano de Educação Profissional da Bahia à sociedade e as autoridades presentes afirmando que a Bahia já registra o número recorde de 48.818 mil estudantes matriculados, o que torna a rede pública estadual de Educação Profissional a terceira maior do país em números de matrículas, sendo superada apenas pelas redes de São Paulo e do Paraná. “Expandimos a nossa oferta de 22 para 105 municípios, em 141 escolas, com 72 cursos distribuídos em 11 eixos tecnológicos”.


Além disso, Almerico Lima, ressaltou também que, o espaço onde foi realizado a Formatura,o Centro de Convenções da Bahia “antes abrigava as elites de Salvador e agora se abre para os novos técnicos oriundos das classes populares. Nunca mais o despotismo, regerá nossas ações e nunca mais os nossos jovens e adultos serão privados da Educação Profissional”.


Dona Maria Helena Marques Casaes, 67, é mãe do rodoviário Edmilson Marques Casaes, formando do curso técnico de nível médio em Eletromecânica, pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira. Muito emocionada, ela espera o filho possa ter uma vida melhor. “Edmilson trabalhava das 17 horas da tarde até às 2 da manhã. Acordava as cinco horas para chegar as sete na escola. Diante de todo esforço que meu filho passou nestes quatro anos, eu tenho que agradecer a Deus e dizer que estou muito feliz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário