sábado, 9 de abril de 2011

Educação Profissional possibilita oportunidades à jovens e trabalhadores baianos

A Bahia registra o número recorde de 48.818 mil estudantes matriculados na rede pública estadual de Educação Profissional, se tornando o terceiro maior estado, em números de matrículas, superado apenas por São Paulo e Paraná. Após três anos de implantação do Plano de Educação Profissional, a rede já está consolidada. No total são 141 Unidades Escolares e 46 Centros, em todos os 26 Territórios de Identidade, com 72 cursos distribuídos em 11 eixos tecnológicos.

Na semana passada, ao participar da solenidade de formatura dos 365 novos técnicos formados pelo Plano de Educação Profissional da Bahia, realizada em Salvador, no Centro de Convenções da Bahia, o governador Jaques Wagner, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a expansão e consolidação da Educação Profissional: “estamos investindo na Educação Profissional para responder ao momento especial em que vive o Brasil, que é o do desenvolvimento econômico com atrações de diversos investimentos. Aqui na Bahia temos, por exemplo, a construção da FIOL - Ferrovia Oeste Leste, obra que demanda trabalhadores qualificados e nós estamos qualificando vocês para atender a mercados como este”.

Com a rede consolidada, os/as jovens e trabalhadores/as só têm a comemorar. É o caso de Roger Gomes, 19, formando no curso técnico em Eletromecânica. “Tive um ensino que me preparou para a vida e para o mundo do trabalho. Já fui contratado pela empresa que realizei o estágio. Continuo colocando em prática o que aprendi, agora, como profissional formado, afinal sou um técnico em Eletromecânica”, comemora Roger Gomes, concluinte do Centro Estadual em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira.

Já Lucas Alves Rocha, 19, formando em técnico em Logística, no Centro Estadual em Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, e os 365 novos técnicos de nível médio, formados na última terça-feira (05), no Centro de Convenções da Bahia, tiveram a oportunidade de se cadastrar no banco de dados do SineBahia/SETRE: “ Fique muito feliz, no dia da formatura, ao ver o estande do SineBahia cadastrando todos os meus colegas. Fico muito satisfeito em saber que o Governo do Estado está preocupado o nosso futuro. Estou ansioso para ter o meu primeiro emprego”.

Demandas territoriais- A participação dos atores sociais nas demandas sinalizadas no Plano Plurianual (PPA Participativo 2008 – 2011), é fundamental para apontar quais cursos deverão ser ofertados nos Centros e Unidades Escolares. O curso é ofertado alinhado com ocupações e habilitações técnicas e profissionais para atender às necessidades locais e territoriais.

Os estudantes são qualificados com base no Trabalho como principio educativo, proposta pelo Plano de Educação Profissional da Bahia. Ao concluir o curso, os técnicos de nível médio estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Estado. Os cursos possibilitam que os jovens e trabalhadores/as possam permanecer em seus lugares de origem.


Público beneficiário
- Egressos da rede pública de educação, trabalhadores/as com ensino médio e fundamental incompletos e jovens egressos do ensino médio público. O Plano de Educação Profissional da Bahia também pretende contemplar projetos específicos para populações excluídas, como quilombolas, povos indígenas, agricultores/as familiares, trabalhadores/as domésticos/as e apenados. Em todos os cursos, o Plano prevê ações que impeçam a discriminação de raça/etnia e de gênero, e que permitam a inclusão de pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário