sexta-feira, 29 de abril de 2011

CIPA do CETEP Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte realiza Blitz Comportamental nas empresas de Alagoinhas e Região

A Comissão Interna de Prevenção e Acidentes (CIPA) do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste Alagoinhas/Litoral Norte, composta por estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho, realizou ontem, a primeira Blitz Comportamental nas empresas do município de Alagoinhas e Região. A atividade será realizada durante todo dia, das 8 às 17 horas.

A ação contempla a comemoração do dia Mundial da Segurança do Trabalho. Palestras e panfletos educativos serão distribuídos aos trabalhadores e à sociedade, em diferentes pontos da cidade, com finalidade de orientar os/as trabalhadores/as a exigirem das empresas o respeito às regras de Segurança do Trabalho.

Segundo Ana Costa, gestora do CETEP Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte, por meio da observação, os/as estudantes estarão desenvolvendo o senso crítico diante de situações visualizadas. Esta mesma opinião é de Jorge Silva, 45, estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho e presidente da CIPA. Ele avalia a ação de fundamental importância para a formação dos futuros técnicos, aproximando-os da realidade do mundo do trabalho. “É uma oportunidade de divulgar as ações do Centro nas empresas de Alagoinhas e região, de mostrar a nossa postura, o nosso trabalho. É um prazer conscientizar os trabalhadores sobre a importância de conhecer os riscos que um trabalhador pode correr na empresa em que está trabalhando, ” explica.

No Brasil, desde 2005, com a sanção da Lei nº 11.121, o dia 28 de abril é celebrado como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Internacionalmente, desde 1969, entidades dos trabalhadores já o comemoravam como Dia em Memória das Vítimas dos Acidentes do Trabalho ocorrido nos Estados Unidos, onde 78 mineiros morreram em uma explosão na mina de Farmington, em Virgínia.

Empresas visitadas

Matutino

• Oficina Locomotiva e Manutenções de Vagões Centro Atlântica

• Schincariol

• FAPE Terraplanagem

• Xavier Transporte Urbano

Tarde

• Brespel Companhia Industrial Brasil e Espanha

• Simonassi Nordeste Industrial LTDA

• Madereira Reis

• Malu Calçados

• Natural Gurt



Sobre CETEP Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte


O CETEP do Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, em Alagoinhas, foi instituído pela portaria 8677, de 17 de abril de 2009, em substituição ao antigo Colégio Estadual Luis Navarro de Brito. Oferta os cursos técnicos em: enfermagem, meio ambiente, segurança do trabalho, comércio e informática.
Os municípios que compõem o território: Acajutiba, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Catu, Conde, Crisópolis, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Itanagra, Itapicuru, Jandaíra, Mata de São João, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Pojuca, Rio Real e Sátiro Dias também são beneficiados pela oferta de Educação Profissional do CETEP Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte.

2 comentários: