sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SEC prorroga inscrições para cursos técnicos de nível médio

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou para o próximo dia 11 de dezembro as inscrições para os cursos técnicos de nível médio. Estão sendo ofertadas 6.810 vagas em mais de 30 diferentes cursos da Educação Profissional na Bahia. Podem se inscrever jovens e trabalhadores (as) que já concluíram o ensino médio ou estão finalizando em 2009, nos cursos subsequentes de Educação Profissional, que serão ofertados nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional (capital e interior). As inscrições são feitas exclusivamente no site www.sec.ba.gov.br/inscricaosorteio
.
A seleção dos inscritos ocorrerá por sorteio eletrônico a ser realizado no dia 18 de dezembro. no Instituto Anísio Teixeira, às 10h. A confirmação da matrícula deverá ser feita de 25 a 29 de janeiro. Já as aulas, estão previstas para serem iniciadas no dia 22 de fevereiro. Entre os cursos técnicos oferecidos estão os de enfermagem, segurança do trabalho, agroecologia, agroindústria, cafeicultura, agricultura, meio ambiente, pesca, eletromecênica, eletrotécnica, eletrônica, produtos minerais, petroquímica, química, edificações, linguagem de programação, produção de moda, vendas, logística, análises clínicas, nutrição, administração e biocombustíveis.
.
INCLUSÃO - O Superintendente de Educação Profissional da SEC, Almerico Lima, explicou que há uma grande preocupação do Estado no sentido de adequar esses cursos às demandas sociais, econômicas e ambientais do mundo do trabalho. Por isso a proposta pedagógica do Plano de Educação Profissional da Bahia, aponta o trabalho como princípio educativo, investe em práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras e na atuazição das matrízes curriculares. "Embora a ênfase do Plano da Educação Profissional da Bahia seja o ensino médio integrado - para alunos egressos do ensino fundamental público - e Proeja - para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental -, estamos ofertando cursos subsequentes como forma de atende ao jovem que concluio o ensino médio de formação geral e que procura uma profissão", afirmou.
.
Almerico Lima acrescenta que as vagas são oferecidas exclusivamente para os egressos da rede pública, beneficiando assim os que não têm condições de pagar por um curso de Educação Profissional. Ressalta ainda, que o sorteio eletrônico além da transparência do processo, permite a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando o que chamou de "meritocracia"."É que antes o ingresso do aluno nestes cursos era pro prova e logicamente aquele que tem uma formação em escola privada ou fez o cursinho tinha mais condições de passar. Agora, as vagas são somente para egressos da rede pública, mediante inscrição e sorteio público, uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado".
Veja oferta de vagas no link abaixo

4 comentários:

  1. oi!! gostaria de saber se já tem previsão para um nova inscrições para cursos técnicos de nível médio (SEC)

    obrigada

    ResponderExcluir
  2. oi gostaria de saber se já tem previsão para uma nova inscrição para curso técnico de nível médio

    ResponderExcluir
  3. quero me escrever para ocurso de tecnico de segurança do trabalho como eu faço stou ancioso como fico sabemdo meu nome e neilton leite da silva meu e-mail e neiltonleite@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Neilton,

    provavelmente, no final deste ano, serão abertas inscrições para cursos técnicos. O processo de divulgação será amplamente divulgado no Portal da Educação: www.sec.ba.gov.br, nos meios de comunicação e aqui, no Blog da EP.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir