terça-feira, 2 de junho de 2015

Participação da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia no III Fórum de Educação Profissional e Tecnológica foi um sucesso

A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia esteve presente no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Recife (PE), entre os dias 26 e 29 de maio, com uma delegação de mais de 400 pessoas. A delegação da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, que contou com estudantes, professores, gestores e técnicos, foi a maior delegação do evento.

Com 04 estandes e uma vasta programação a delegação  participou  de  todos os tipos de atividades autogestionadas realizando atividades técnicos cientificas, mostras culturais (teatro, musica e audiovisuais), lançamento de livro, expondo pôsteres, apresentando projetos na Mostra de Inovação Tecnológica , na Feira de Economia Solidaria, na Feira de Gastronomia e participando do concurso gastronômico. Além disso, a delegação participou das Conferencias, dos Observatórios Mundiais, Debates, Palestras e atividades autogestionadas de outras instituições.

Confira alguns depoimentos sobre a experiência de participar  no III Fórum Mundial 

“Participar do Iii Fórum Mundial de Educação Profissional Tecnológica foi uma experiência única e enriquecedora, onde pude perceber a grandeza e importância que é fazer parte da equipe de Educação Profissional da Bahia. Pude viver novas experiências, novos conhecimentos, novas culturas, além de aprimorar e repassar o meu conhecimento.” 
Matheus Lau Damasceno
Estudante do curso Técnico em Nutrição e Dietética
CEEP em Biotecnologia e Saúde - Itabuna

“Participar do III Fórum Mundial foi poder ter a oportunidade de  obter novos conhecimentos, contribuir com o crescimento da Educação Profissional através de debates, mesas redondas, propostas ...
Eu amei tudo que aconteceu no fórum, essa oportunidade que tive em poder participar me ajudou muito, até mesmo em saber que nós somos a 2° maior Rede Estadual de Educação Profissional. Tenho certeza que tudo o que aconteceu lá, trará um grande efeito para nossa educação. E que venha o próximo fórum!

Leandro Santana
Estudante do curso técnico em Agroindústria do CEEP do Campo Milton Santos - Arataca


O III FMETP foi excelente. Uma experiência inesquecível foram cerca de 20 mil pessoas ao longo de quatro dias,
gente de todo o Brasil e do mundo. Foi um intercâmbio cultural muito bom, uma troca de experiência ótima. A delegação da Bahia foi a maior do fórum, cerca de 420 pessoas.
A nossa delegação muito unida e participativa. Vi muitas pessoas, entre eles professores de outros estados, parabenizando os alunos da nossa rede pelos projetos apresentados.  Uma estudante chegou pra mim e falou que a educação profissional não era uma educação de qualidade, daí eu falei a ela que a Educação Profissional da Bahia era a segunda maior do Brasil e que todos os professores tem uma capacitação pra chegar à sala de aula a dar seu melhor e ensinar a fazer o que ela estava vendo ali, ótimos projetos com uma boa qualidade.
Isso só serviu para aumentar mais minha vontade de conhecer o novo, buscar novas experiências, trazer conhecimentos para os que não puderam participar do fórum.
Urias Valois
Estudante do curso Técnico em Comércio
CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Profa Felicidade Jesus Magalhães - Jacobina

"Participar do IIIFMEPT foi de grande valor, pois vivi uma experiência única onde estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia mostraram seu potencial e disseram: podemos sim, ter e fazer uma educação pública de qualidade. O Fórum Mundial é rico de conhecimento e cultura, lá pudemos compartilhar informações e aprender a todo momento com a exposição de pôsteres, mini cursos e oficinas."

Wilton Santos Costa Júnior
Estudante  do curso técnico em Biocombustíveis
CEEP em Gestãoe Tecnologia da Informação da Informação Álvaro de Oliveira Melo


“O III Fórum Mundial de EPT foi uma das melhores oportunidades que vivenciei para aperfeiçoar meu papel como professor de EPT. Durante o Fórum troquei experiências com vários professores de todo o Brasil, essa troca irá ajudar no desenvolvimento de novas estratégias para o enfrentamento de problemas da nossa EPT. Um dos pontos alto do Fórum, em minha opinião, foram as falas de  Frei Betto e Moacir Gadotti, elas mostraram para nós, da educação profissional estadual da Bahia, que estamos no caminho certo. Temos muito a desenvolver, ainda, mas já somos vitoriosos, pois estamos formando cidadãos que serão capazes de revolucionar os nossos territórios de identidades.”
Cristiano Oliveira
Professor do CEEP em Saúde e Gestão
Guanambi

“Momentos de aprendizagens, troca de saberes, interação. Leveza da alma, diversidade, acolhimento. Entender que opapel da educação profissional vai além do que se vê, é emancipação social e política. Além disso, tive a satisfação de te conhecer ao vivo gente da gente!” 
Arnaldo Ramos
Professor do CEEP em Turismo do Leste Baiano 
Santo Amaro


“Significou ver como a Educação Profissional do nosso estado está no caminho certo, como os professores e alunos estão  comprometidos com a responsabilidade social, com as inovações  tecnológicas. Participar desse Fórum me fez obter um gás a mais, uma vontade maior ainda de contribuir com a Educação  Profissional da Bahia e com a melhora de vida dos alunos. Foi uma semana de troca de experiências e saberes que me tornou mais professora, me fez acreditar mais ainda na nossa educação”.
Aline Amado
Professora do CEEP do Campo Milton Santos
Arataca



"Participar do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica foi um aprendizado que levarei por toda  vida, lá eu pude ter uma interação e trocas de ideias com colegas e amigos, e o quanto é importante a iniciação cientifica no nível  médio. Posso dizer que a experiencia de participar do III FMEPT foi  bastante enriquecedora, algo único." 
Gabriel Lucas Silva de Jesus
Estudante  do Curso Técnico em Comércio
CEEP em Gestão e Tecnologia da Informação da Informação Álvaro de Oliveira Melo


“Experiência bastante significativa porque visa a discussão da importância da educação profissional para o desenvolvimento do mundo. Aliando cidadania e tecnologia a favor do melhor para o ser humano. “
Gustavo Conde Professor do 
CEEP Vale do Paraguaçu Maragogipe

“Após exposição do superintendente e equipe, que mostraram como funciona a Educação Profissional na Bahia, estudantes, professores, simpatizantes, pesquisadores, escritores prestaram depoimentos de elogios e admiração!
Os Estados de São Paulo e Paraíba declararam que querem aprender com a experiência da Bahia! A escritora Silvia Manfredi disse que a Europa precisa aprender com a Educação Profissional da Bahia”

CETEP Bacia do Rio Corrente
Santa Maria da Vitória
Sobre o Seminário Educação Integral, Trabalho como Principio Educativo e Intervenção Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário