terça-feira, 16 de junho de 2015

Estudantes apresentam triciclo pulverizador aos agricultores de Morro do Chapéu

Foto: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação
Estudantes da rede estadual do curso Técnico em Agropecuária vão apresentar, em julho, o Triciclo Pulverizador de Fertilizantes, aos agricultores familiares do município de Morro do Chapéu. O Pulba (Pulverizador Baiano), nome dado à invenção, é utilizado para a aplicação de produtos agrícolas com mais eficiência e segurança. A expansão da tecnologia na região visa diminuir o trabalho pesado, ainda presente na atividade agrícola, que causa prejuízos à saúde física do agricultor. O projeto é desenvolvido, desde 2014, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais, do município.

“Sempre fui interessado pelo trabalho rural e via no meu povoado um número muito grande de agricultores familiares com problemas de saúde"

“Sempre fui interessado pelo trabalho rural e via no meu povoado um número muito grande de agricultores familiares com problemas de saúde na coluna, com um dia a dia muito sofrido. A nossa intenção foi acabar com este tipo de doença, além de prezar pela boa utilização do solo, sem aquelas máquinas agrícolas pesadas que tanto prejudicam os cultivos”, explica o estudante João Pedro de Oliveira, 19 anos, um dos criadores do Pulba.

Os estudantes pretendem expandir o projeto para os agricultores que não têm condições de ter uma máquina agrícola. “Vamos nos reunir com algumas associações locais de agricultores familiares para apresentar o triciclo, saber a opinião deles e ajudar neste importante trabalho que é desenvolvido na região”, disse Jardel Carvalho, 16 anos, que também trabalha na iniciativa. Este ano, o projeto também foi apresentado no III Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), ocorrido em maio, no Recife.

Saiba mais sobre a Rede Estadual de Educação Profissional

Menos impacto ambiental
A região de Morro do Chapéu se destaca pelo cultivo de morango, hortaliças e pela agricultura familiar, uma das bases da economia local. Para atender esta demanda sem prejuízos ao solo, o triciclo foi criado, também, para não poluir o meio ambiente. “Não utilizamos nenhum tipo de combustível ou óleo para fazer o triciclo funcionar. Além disso, o tempo de pulverização foi reduzido de 8 para 4 horas, já que ele consegue alcançar uma área maior de cultivo”, disse Márcio Santos, 20 anos, que integra a equipe da iniciativa.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário