quinta-feira, 11 de junho de 2015

Educação Profissional é tema de encontro entre secretarias e empresas públicas estaduais

Foto: Ascom/Casa Civil
Estimular a participação no programa 1º Estágio/1º Emprego, parte do Pacto Pela Educação - Educar para Transformar. Com esse propósito, foi promovido um encontro entre secretarias e representantes de empresas públicas do Estado, nesta quarta-feira (10), no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A gestão estadual foi representada pelos secretários Bruno Dauster (Casa Civil), Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural), Cássio Peixoto (Infraestrutura Hídrica e Saneamento), subsecretário de Educação, Aderbal de Castro Filho, e o superintendente da rede de Educação Profissional da Bahia, Antonio Almerico Biondi Lima.


    “Em 2006, a Educação Profissional tinha cerca de quatro mil alunos matriculados. Esse número cresceu significativamente e, em 2014, atingimos a marca de 75 mil matrículas", Antonio Almerico Biondi Lima, superintendente da rede de Educação Profissional da Bahia

Durante o evento, o programa foi apresentado para envolver a sociedade como um todo nos destinos educacionais do estado. O foco da ação é melhorar a qualidade da Educação na Bahia. Almerico Biondi destacou os avanços que a Bahia alcançou na área nos últimos anos. “Em 2006, a Educação Profissional tinha cerca de quatro mil alunos matriculados. Esse número cresceu significativamente e, em 2014, atingimos a marca de 75 mil matrículas. Seguimos trabalhando, com novas metas, para este número aumentar ainda mais”.

A importância da educação profissional e do papel estratégico do trabalhador técnico para o mercado foi ressaltada pelo secretário Bruno Dauster. “O investimento na Educação e, principalmente, na profissional, é uma das grandes prioridades deste governo. É fundamental as empresas perceberem que, muitas vezes, o profissional técnico de nível médio tem igual ou até mais produtividade do que os graduados. Precisamos valorizar esses profissionais e abrir espaço para eles, gerando cada vez mais oportunidades”.

Saiba mais sobre a rede de Educação Profissional da Bahia

Para Jerônimo Rodrigues, o envolvimento das empresas no 1º Estágio/1º Emprego também deve se estender para o interior do estado, possibilitando que estudantes da zona rural estagiem e trabalhem sem precisar mudar para a capital. Na sua avaliação, esta é uma forma de investir no desenvolvimento do interior do estado. “O aluno estuda no campo e investe seu trabalho em melhorias para a própria região, melhorando a educação na zona rural e a qualidade de vida”.

Participaram da reunião representantes da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia de Engenharia Hídrica de Saneamento da Bahia (Cerb).

Ouça o áudio:

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário