segunda-feira, 25 de maio de 2015

Rede estadual de Educação Profissional terá mais de 400 estudantes e professores em Fórum Mundial

Com uma delegação composta por mais de 400 pessoas, entre estudantes, professores e gestores, a Rede Estadual da Educação Profissional do Estado da Bahia, participará do III Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), de 26 a 29 de maio, no Recife. Os estudantes irão apresentar projetos em diversos espaços. Considerado o maior evento da área realizado no País, o FMEPT, acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco, com um público de 20 mil pessoas, nos quatro dias de realização.

A programação reúne desde conferências, palestras e debates até apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas. Todas as atividades estarão relacionadas ao tema central do evento: Diversidade, Cidadania e Inovação.

Tendo como principal objetivo levantar propostas para compor a plataforma mundial de Educação, o fórum também abre espaço para inovações tecnológicas que contribuem para a economia. Este é o objetivo do projeto “Aviário-Móvel – Uma alternativa de criação agroecológica de aves de subsistência na agricultura familiar”, que será apresentado na Feira de Economia Solidária. “Nosso projeto apresenta ao pequeno agricultor uma alternativa de aviário com baixo custo, desenvolvido com flechas do sisal, bastante comum na nossa região. Tenho certeza de que irá ajudar outros agricultores presentes no fórum”, declarou a estudante do curso técnico em Agropecuária, Amanda Evangelista, 38 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (Ceep), no município de Santaluz.

A diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz, avalia a ampla participação da rede estadual no FMEPT. “Hoje, a Bahia é a segunda maior rede estadual de Educação Profissional do País. Nossa delegação é uma amostragem da nossa força, do nosso tamanho e da produção que hoje temos no campo tecnológico e no campo social. A nossa formação reverbera muito fortemente e, por essa razão, o fórum terá uma presença muito grande dos estudantes e professores da rede estadual de Educação Profissional”, disse.

Participação
A Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional (Suprof), é apoiadora do III FMEPT e compõe o comitê organizador. A Secretaria também lança o livro Educação Profissional da Bahia: geração, gênero e etnia, no dia 27 de maio, durante a Feira de Livros. Além disso, o professor Almerico Lima, superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional, será mediador da conferência “Direitos Humanos e Cidadania: desafios para a Educação Profissional e Tecnológica”, que contará com a participação dos conferencistas Moacir Gadotti (USP), Silvia Manfredi (Unicamp) e Salete Valesán (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais).

Sobre o Fórum
O evento faz parte de um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação, reunindo instituições, entidades e associações de todo o planeta. A terceira edição do FMEPT é uma organização do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC), entre outras instituições.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário